O que é essencial em TI?

O que é essencial em TI?

Já falamos sobre O que um escritório de advocacia precisa em TIO que um negócio de varejo precisa em TI, hoje falaremos sobre tecnologias e processos essenciais para a TI de toda empresa rodar com segurança e confiabilidade, são itens que na essência traduzem como trabalhamos e o que implantamos em nossos clientes.

#1 – Serviços críticos 100% disponíveis

Acreditamos que e-mail, internet, rede, servidor e serviços sobre IP, são de extrema importância e devem funcionar 100% do tempo. Internet ruim degradando acesso a serviços via internet ou cloud, servidor lento ou fora do ar comprometendo a rede, envio e recebimento de e-mail instáveis podem gerar grandes transtornos para usuários e empresas que se relacionam com nossos clientes, por isso definimos como essencial:

  • Se houver demanda para servidor, concentrar em 01 ou no máximo 02 servidores (para negócios com alta complexidade em TI) todos os recursos do negócio, melhorando a manutenção e disponibilidade dos recursos internos de TI sempre mantendo alta desempenho.
  • Para negócios com dependência crítica de internet, no mínimo 02 links de internet de diferentes fornecedores com redundância automatizada e monitorada, sugerimos três links caso haja recursos alocados em nuvem.
  • Otimizar e priorizar o tráfego de dados (QoS e load balance), disponibilizando ótima velocidade de acesso (upload e download) para os usuários, um Roteador, Firewall ou UTM é capaz de fazer isso.
  • Monitoramento de hardware em servidores e estações, evitando picos e gargalos em processador, memória e disco rígido.
  • Serviço de e-mail de nível corporativo e hospedado em nuvem, Microsoft Exchange Online Office 365 é o que indicamos sendo o Google G-Suite uma alternativa. 

#2 – Suporte eficiente

Sabemos que por mais completa, moderna e afinada esteja a estrutura de TI, surgirão problemas no dia-a-dia da empresa, por isso o atendimento precisa ser rápido e eficaz, essencial para negócios cada vez mais digitais:

  • Atendimento remoto cobrindo toda a TI e privilegiando a rápida solução de problemas.
  • Atendimento coordenado e harmonizado com todos os fornecedores de TI do cliente, solicitações referentes a sistemas internos, equipamentos como relógios ponto, VoIP, impressoras, serviços como e-mail ou internet, devem passar pelo suporte de TI afim de agilizar o processo e registro de tudo.
  • Ferramentas proprietárias e modernas para suporte remoto, nada de TeamViewer gratuito ou pirata.
  • Tempo de resposta para atendimento a problemas inferior a 30 minutos e com taxa de solução no primeiro contato de no mínimo 80%. Essas métricas traduzem a eficiência de um suporte e devem ser monitoradas com disciplina.
  • Atendimentos registrados em Service Desk, para análise, consulta e controle.
  • Equipe técnica disponível para atendimento, incluindo plantão fora do horário comercial quando o cliente quiser contratar.
  • Inventário completo da TI, incluindo dispositivos de rede, estações, servidores, redes cabeadas e sem fio, softwares e fornecedores, toda a estrutura catalogada em um painel para acesso rápido do suporte.
  • Organização em racks e cabeamento para fácil identificação de pontos e equipamentos de rede.

#3 – Segurança e alta tecnologia

A tecnologia evolui diariamente trazendo novos recursos, redução de custo, otimização em processos e facilidade na utilização, por isso é importante:

  • Conexão segura entre usuários externos/remotos/filiais e a matriz, acessando arquivos e pastas do servidor, com transmissão de informações sigilosas em canais protegidos. Recomenda-se a tecnologia VPN, mais moderna e confiável que a tradicional conexão remota.
  • Backup local e em nuvem de todos os servidores e seus conteúdos, com planos de contingência e rápida restauração em casos de desastres. Rotinas de backup devem ser monitoradas e gerenciadas pelo suporte através de um painel.
  • Através da nuvem implantar soluções de alta disponibilidade para os servidores, o negócio do cliente não pode parar em casos de desastre.
  • E-mail que permita gerenciamento, acesso e auditoria do serviço de correio eletrônico.
  • Antivírus nos equipamentos gerenciados via painel de monitoramento, provendo segurança centralizada.
  • Controle no uso da internet em toda a rede da empresa.
  • WiFi separado e protegido da rede interna da empresa provido por um UTM ou Firewall.

#4 – Gestão em TI

Somada ao Suporte, a Gestão em TI é capaz de levar a TI da empresa para o mais alto nível:

  • Planejamento estratégico, consultoria, visão holística e investimento programado devem ser implementados, escalonar prioridades como troca de equipamentos obsoletos e aquisição de novas tecnologias.
  • Relatórios diários para o cliente sobre as rotinas de backup.
  • Relatórios mensais sobre os serviços executados, incluindo áreas afetadas, tempos de resposta, downtime e usuários solicitantes.
  • Reuniões semestrais para alinhar estratégias e ações de TI com o responsável pela gestão do cliente.

Conclusão

Entendemos e salientamos que alguns itens requerem investimento para implantação, por isso sempre nos comprometemos a otimizar equipamentos e serviços já contratados pelo cliente, reduzindo investimentos em novas aquisições. Para itens novos, elaboramos em conjunto com o cliente cronogramas de investimento. Lembrando que nossos produtos são todos com procedência garantida, emitimos nota fiscal (para serviços também) e auxiliamos em todo o processo de garantia.

Atuamos diferente do mercado de suporte em informática, o comum é empresas executarem formatação, remoção de vírus e pequenos reparos, um atendimento essencialmente reativo e de manutenção, vamos além disso, executamos Gestão e Suporte em TI.

Nossos planos de atendimento são regidos por contratos que contêm parâmetros de SLA (estabelecendo prazos, horários e confidencialidade), aplicamos gestão e consultoria na estrutura de TI (usuários, equipamentos, softwares, serviços e fornecedores) de nossos clientes além do atendimento help-desk com visitas no local mais suporte remoto ilimitados.

Quer uma TI moderna, que evolui e ajuda o seu negócio? Faça contato conosco agora mesmo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.