Visão geral sobre o nosso Antivírus Gerenciado

Visão geral sobre o nosso Antivírus Gerenciado

O objetivo dessa publicação é o esclarecimento de alguns pontos importantes referente ao funcionamento do nosso serviço Antivírus Gerenciado. Se você não está familiarizado com o conceito de segurança gerenciada, dê uma olhada em nosso post sobre isso.

O nosso produto Antivírus Gerenciado é um software antivírus baseado na tecnologia Bitdefender fornecido por um de nossos parceiros, atualizações das vacinas de vírus, detecções de vírus e a inicialização do software são eventos monitorados por nós através do nosso Painel de Monitoramento, através desse painel além do antivírus conseguimos coletar informações sobre hardware, softwares instalados e configurações de rede.

Ele detecta ameaças em mídias removíveis, discos rígidos, arquivos baixados na internet e programas maliciosos instalados no equipamento e funciona apenas em equipamentos com sistemas Windows 7/8/8.1/10 e Windows Server 2008/2008R2/2012/2012R2/2016/2019.

Para servidores ajustamos para que as definições de vírus sejam atualizadas a cada 24 horas afim de não sobrecarregá-los, já em estações esse período é menor, mídias USBs e arquivos baixados são verificados assim que conectados ou salvos no computador, ameaças do tipo rootkits, spyware, adware, discadores e keyloggers.

Programamos verificações rápidas diariamente durante um horário de pouco uso do equipamento, ela consiste em verificar locais comuns de ameaça rastreando processos, registro, setores de inicialização, executáveis do pacote e arquivos em geral, porém somente arquivos novos e modificados. Já uma vez por semana, executa-se a verificação profunda, rastreando além dos itens da verificação rápida, cookies também, porém aqui todos os arquivos são verificados, é mais demorada e impacta no desempenho do equipamento, por isso roda apenas 1x na semana.

A proteção ativa tem o objetivo de verificar todos os arquivos quando acessados (lidos, abertos, copiados, movidos e executados). Se uma ameaçada é detectada, arquivos infectados ou suspeitos são movidos para quarentena, rootkits são desinfectados.

O antivírus funciona como um aplicativo instalado no equipamento, se o usuário utilizando o equipamento tiver privilégios administrativos sobre o equipamento, o antivírus pode ser parado e desinstalado gerando em alguns minutos um aviso em nosso Painel de Monitoramento, dependendo é claro da conexão de internet onde o equipamento está conectado.

Por se tratar de um produto gerenciado, as ações liberadas ao usuário através do agente instalado no equipamento são apenas: atualizar as definições de vírus e rodar verificações rápidas e profundas, ações como liberar um arquivo da quarentena e outras configurações são feitas pela HF.

Conclusão

Lembramos que em razão da complexidade e impossibilidade de se obter 100% de segurança em qualquer tecnologia, serviço e/ou produto, a HF não poderá, em hipótese alguma, ser responsabilizada por invasões ou alterações nas tecnologias de uso do cliente decorrentes da ação de terceiros, incluindo, mas sem se limitar, a hackers ou crackers. Por isso orientamos que um backup de arquivos e sistema operacional atualizado e confiável é obrigatório em servidores.

Algumas configurações podem variar de acordo com o perfil da empresa, atualmente 50% de nossos clientes utilizam políticas personalizadas com alterações em agendamento de verificações, ações e até arquivos verificados. É importante o conhecimento das condições gerais dos nossos serviços, incluindo o antivírus, disponibilizadas em nosso site no endereço https://hftecnologia.com.br/contrato-de-servico/.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.