Serviços populares de arquivos em nuvem não são para backup

Serviços populares de arquivos em nuvem não são para backup

Já alertamos aqui sobre o uso do Dropbox como backup, o que não é recomendado. Também falamos de alternativas frente ao Dropbox Business para compartilhamento de arquivos em nuvem dentro da empresa. Hoje falaremos sobre serviços de armazenamento em nuvem de um modo geral, como eles não devem ser utilizados como um repositório confiável de backup.

Um dos aspectos mais críticos de uma estratégia de backup sensata é a seleção do armazenamento de backup, do Google Drive ao Azure, o leque de opções é verdadeiramente infinito. Alguns desses serviços de armazenamento, no entanto, vêm com limitações que o obrigam a examinar as escolhas de nível profissional.

Introdução

Ao projetar estratégias de backup, as pessoas geralmente se concentram em coisas como frequência de backup, quais arquivos serão armazenados em backup, esquemas de rotação e, mais importante, armazenamento de backup. A experiência nos diz que o fator determinante para a seleção de armazenamento é frequentemente o preço, as pessoas tendem a selecionar serviços como o Amazon Cloud Drive, o Google Drive e o Microsoft OneDrive (armazenamentos populares) para otimizar seus custos de armazenamento.

O que os usuários não consideram inicialmente, mas descobrem mais tarde, é que preços baixos geralmente vêm com certas limitações, como armazenamento limitado, acordos de serviço inconsistentes, acordos de segurança insatisfatórios, falta de informações sobre redundância geográfica, entre outros. É por isso que decidimos escrever este artigo e destacar as vantagens de usar serviços de armazenamento em nuvem de nível profissional, como o Amazon S3, Azure e o Google Cloud Storage, em oposição a seus colegas de nível de consumidor que se revelam dores de cabeça a longo prazo.

Preocupações gerais sobre os armazenamento populares

Acordos de serviços inconsistentes

O Amazon Cloud Drive descontinuou recentemente seu plano de armazenamento ilimitado. Imagine se você fizesse backup de 50 TB de dados no Amazon Cloud Drive e, em seguida, descobrisse que todos esses dados precisam ser transferidos para outro local devido a um aumento repentino nos preços. O armazenamento do consumidor neste sentido não é confiável e, de tempos em tempos, força você a procurar em outro lugar.

O armazenamento de nível profissional nunca limita a quantidade de armazenamento provisionado e as alterações nos contratos de serviço geralmente refletem mudanças nas políticas de preços (que mostram tendência de queda).

Disponibilidade de dados indeterminados

Nenhum dos três grandes serviços de armazenamento em nuvem para o consumidor revela o número de data centers disponíveis para armazenar seus dados. Você fica essencialmente com falta de informações sobre redundância geográfica e replicação de dados nos nós do data center. Isso por si só deve questionar a confiabilidade de tais serviços de armazenamento em nuvem e se perguntar o que aconteceria com os dados se o data center que os contém ficar indisponível. A disponibilidade desconhecida pode ser boa para armazenar fotos de família, mas é certamente uma questão crítica quando se fala em dados de nível empresarial de produção.

O armazenamento profissional é fornecido com replicação de dados local, regional e até mesmo entre países, o que garante a integridade dos dados em caso de qualquer catástrofe. Ao manusear informações sensíveis e críticas, o armazenamento de backup confiável é de primordial importância.

Segurança Insuficiente

Embora todos os serviços de armazenamento de nível de consumidor ofereçam criptografia de extremidade do servidor, o gerenciamento de chaves de criptografia está além do seu controle. Portanto, você está protegido apenas contra uma violação de dados do lado do data center. Se um cibercriminoso tomar posse de sua conta de e-mail, todos os seus dados nesse armazenamento ficarão instantaneamente acessíveis.

Além da criptografia no lado do cliente executada pelo nossa solução de backup, o armazenamento de nível profissional permite gerenciar chaves de criptografia do lado do servidor. Por exemplo, o Amazon S3 permite utilizar a criptografia do lado do servidor com chaves de criptografia personalizadas pelo gestor da TI. Dessa forma, os dados são criptografados em ambos os lados com suas próprias chaves.

Limitações técnicas do armazenamento de consumidor

Além das preocupações gerais sobre armazenamento de grau de consumo mencionadas anteriormente, vamos examinar algumas limitações técnicas que levam a considerar o armazenamento profissional.

Ausência de Multi-Threading

Nenhum dos serviços de armazenamento mencionados oferecem multi-threading, o que reduz consideravelmente as velocidades de upload e download de arquivos grandes. Aplicativos profissionais de backup em nuvem (como o nosso) dependem muito do multi-threading para carregar simultaneamente vários arquivos. Se as velocidades de upload forem as principais preocupações, o armazenamento para o consumidor não é a escolha certa.

É claro que armazenamentos de nível profissional oferecem multi-threading escalável que reduz significativamente as velocidades de upload e download e, contribui para uma experiência muito suave.

Redução de Velocidade Imprevisível

Algumas das soluções de armazenamento de nível de consumidor reduzem a velocidade de transferência ao tentar carregar muitos arquivos. Vimos em testes que o Google Drive faz isso com frequência. Um upload (envio de arquivos) inicial que poderia levar 2 horas pode acabar sendo um pesadelo de 10 horas. Por outro lado, o armazenamento profissional não estabelece limites para a largura de banda e mantém velocidades consistentes durante toda a sessão de upload.

Incapacidade de usar compactação no Microsoft OneDrive

Algumas soluções de armazenamento orientadas ao consumidor, como o Microsoft OneDrive, solicitam o tamanho de todos os arquivos antes do upload. Ao usar a compactação, os aplicativos de backup não podem fornecer essas informações antes que os arquivos sejam compactados e, portanto, a compactação não estará disponível. O armazenamento profissional é mais flexível a esse respeito e não enfrenta problemas desse tipo.

Ausência de Continuação de Upload na Amazon Drive

Suponha que você esteja enviando um arquivo de 10 gigabytes, se a conexão cai faltando 10% para transferir, o arquivo começará a ser reenviado do zero quando a conexão for restaurada. Se você tiver limitado a largura de banda, esse detalhe pode custar um bom dinheiro.

O armazenamento profissional fornece naturalmente o upload contínuo de arquivos para que você possa transferir arquivos grandes de forma gradual, independentemente do que possa acontecer: interrupção da conexão à Internet, falha no computador ou qualquer outro problema.

Quando utilizar um armazenamento de nível de consumidor?

As soluções de armazenamento em nuvem, como Amazon Drive, Google Drive e Microsoft OneDrive, foram projetadas tendo em mente o compartilhamento de arquivos e a sincronização entre dispositivos. Se é isso que você precisa – compartilhar arquivos entre seus amigos ou colegas, vá em frente. Você não vai precisar de multi-threading ou criptografia do lado do servidor para compartilhar uma apresentação para sua próxima reunião stand-up; basta colocá-lo no Google Drive e enviar o link. Por outro lado, o backup de dados profissional exige o uso de armazenamento de nível profissional para garantir uma operação de negócios impecável e sustentável no decorrer dos anos.

Sem dúvida, especialistas em tecnologia podem encontrar uma solução alternativa para aliviar os problemas discutidos nos parágrafos acima. No entanto, você deve primeiro se perguntar se as soluções alternativas são algo que você gostaria de fazer no longo prazo. Pode parecer que o armazenamento do consumidor diminuirá suas contas, mas primeiro considere os problemas que vêm com a suposta economia: segurança insuficiente, falta de integridade de dados, acordos de serviço inconsistentes, etc. É algo que você gostaria de incorporar ao seu negócio?

Conclusão

Os armazenamentos de uso profissional e consumidor tem seus objetivos e públicos-alvo. Projetar uma estratégia de backup de dados confidenciais e críticos sensata requer utilizar o armazenamento profissional, como Amazon S3, Google Cloud ou Microsoft Azure. Juntamente com a nossa solução de backup, o armazenamento profissional fornecerá armazenamento escalável de longo prazo com segurança robusta, ótimas velocidades de upload e download, bem como integridade de dados, para que sua empresa continue suas operações, independentemente do que possa vir a acontecer.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.