Explicando de forma simples a velocidade da internet

Explicando de forma simples a velocidade da internet

Quando vemos anúncios de banda larga oferecendo planos de 15, 30, 50 ou 100 mega, é importante entender como isso influencia o uso da internet na sua empresa ou residência.

Dois tipos de velocidade

Para o usuário comum isso que vamos colocar provavelmente será uma novidade, mas saiba que existem duas velocidades na internet, a de download e a de upload. As velocidades que os provedores anunciam é sempre a de download, porque ela é o que importa na maioria dos casos, veja o que significa cada uma:

  • Velocidade ou tráfego de download é aquele utilizado para baixar arquivos, áudios, vídeos, fazer streaming de filmes, séries e músicas em serviços como Netflix, YouTube, Spotify etc., além disso é utilizado também para acessar sites, ler notícias, acessar e-mails (via Webmail) ou apenas recebê-los (via Outlook). É simples de entender se você imaginar que download corresponde a baixar/descarregar informações da internet, por ser a mais utilizada, é a mais priorizada pelos provedores ao oferecerem planos de acesso.
  • Velocidade ou tráfego de upload é utilizado para enviar e-mails via Outlook, compartilhar informações com outras pessoas, por exemplo se você tem um servidor com arquivos/software ou sistema de câmeras (DVR) onde usuários externos acessam remotamente ou fora da empresa esses serviços, o tráfego de upload da empresa onde está o servidor ou DVR é que será utilizado para enviar esses dados para essas pessoas. Ainda sobre o upload, se você utiliza serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive para guardar arquivos, quando você está salvando arquivos nesses serviços, você está fazendo upload (ou envio) desses arquivos.
  • é importante lembrar que há situações em que as duas velocidades são utilizadas, como em jogos online com outros usuários, video e áudioconferência via internet como Skype, acesso remoto ao vivo, etc.

A unidade certa

Uma curiosidade, quando os provedores anunciam a velocidade, a unidade utilizada sempre é Mbps (mega bits por segundo), porém a velocidade que os navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari etc.) e vários outros aplicativos de internet exibem é sempre KB/s ou MB/s, isso faz uma enorme diferença.

Resumidamente, bit é a menor unidade da programação de um computador, 1 bit pode conter apenas dois tipos de valores, 1 ou 0, 1 byte é um conjunto de 8 bits (para maiores informações consulte o item 02 das Referências ao final desse post). Portanto, se você contrata um plano de 25 mega (25 Mbps) junto à operadora, a velocidade máxima do seu download exibida no navegador não será de 25 MB/s, mas sim 3,125 MB/s, que nada mais é 25/8.

O que escolher

Para concluir o assunto, dicas de como analisar o quesito velocidade na hora de contratar um plano de acesso à internet:

  1. Planos ADSL, VDSL e Cable em sua grande maioria oferecem velocidade de upload reduzida a 10% da velocidade de download contratada, por exemplo, para um plano de 25 Mbps, o download será 25 Mbps e o upload 2,5 Mbps.
  2. Planos de fibra óptica ou link dedicado costumam oferecer velocidades de download e upload iguais, ou 100% de upload no jargão técnico, porém são mais caros.
  3. Recomenda-se planos 100% upload para empresas que disponibilizam acessos para usuários (colaboradores, clientes ou parceiros) externos a serviços ou arquivos alocados dentro da empresa, ou ainda para gamers preocupados com o desempenho em jogos online.
  4. Para uma residência comum com até 05 moradores ou uma empresa com até 10 usuários, uma internet de 25Mbps normalmente atende às necessidades.

Na sequência publicamos um artigo rápido explicando como medir a velocidade da sua internet, vale a pena a leitura: Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil.

Veja também o nosso post sobre Como melhorar a velocidade de upload e download.

Atualizado em 15/02/2018 às 13:36.

Referências

  1. Download e upload – Wikipédia. Acessado em 15/11/2016.
  2. O que são bits e bytes? – InfoWester. Acessado em 16/11/2016.

Comentários (248)

  • Willian Reply

    Boa noite queria uma informação
    Contratei uma internet de 200 mega
    Fiz o teste Aki tá dando
    31.05 de Mbps download e
    19.34 upload tá certo isso ou e teria que chegar mais ??

    25 de junho de 2019 at 19:11
    • HF Tecnologia Reply

      É um resultado muito baixo para essa velocidade, recomenda-se fazer o teste como sugerido no post Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil, se o resultado estiver tão ruim recomenda-se falar com a operadora.

      Lembre-se que com um link de 200 Mbps, o teste deve ser exclusivamente por cabo e com conexão de rede gigabit.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      26 de junho de 2019 at 15:41
  • Claudia Reply

    Olá, estou querendo colocar internet em casa e encontro que as operadoras falam por exemplo 35Mbps ilimitado ou 120Mbps ilimitados em fim, como se mostram uma quantidade de Mbps, pode ser ilimitado.?

    18 de junho de 2019 at 11:50
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Claudia.

      Esse ilimitado provavelmente refere-se a quantidade (pacote) de dados para utilizar, porém para ter certeza, vale fazer um contato com a operadora.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      26 de junho de 2019 at 15:36
  • Patrick Reply

    Vivo Fibra 100 megas. Deu 76 mbps. Acho que está bom

    6 de junho de 2019 at 17:29
  • Daniela Lobato Reply

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida, sou cliente da net contratei um pacote de 120 mega
    Entrei no site da Anatel e fiz a medição de download e upload, de download deu 12.36 e upload 8.73 deveria ser assim? Ou está ruim? Apenas eu e meu pai usamos internet apenas Wi-Fi nem computador temos, obrigada

    17 de maio de 2019 at 23:51
    • HF Tecnologia Reply

      Olá.

      O resultado está muito baixo, deve ser próximo a 120 Mbps. Recomenda-se fazer o teste como sugerido no post Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil, se o resultado ainda estiver tão baixo, vale falar com a operadora.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      23 de maio de 2019 at 13:47
  • Jaqueline cristina da silva joaquim Reply

    A minha internet e de 100 mega fiz o teste agora deu 30mbps o que quer dizer ??? Alguém pode me ajudar por favor

    17 de maio de 2019 at 19:33
  • Gabriel Reply

    Olá,hoje fiz um plano de 120 mega,porém quando fui fazer um teste de internet após 4 horas a velocidade de download foi de 35.09 MB/s e 6,29 de upload,eu tinha uma internet de 15 mega anteriormente e não sei se e necessário esperar mais tempo para checar novamente.
    Minha operadora e NET virtua.

    15 de maio de 2019 at 20:55
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Gabriel.

      Primeiro cuidado com as unidades da velocidade (MBps é diferente de Mbps), depois recomenda-se fazer o teste como sugerido no post Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil, o resultado deve ser muito próximo ao contratado.

      Atenção para a velocidade de upload, normalmente ela é 10% da velocidade anunciada que é a de upload, se a operadora vende 120 Mega, serão 120 Mbps de download e 12 Mbps de upload, há casos em que a velocidade de upload é 100% em relação a de download, mas são minoria.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de maio de 2019 at 11:44
  • Thayanne Reply

    Ola, contratei um plano empresarial móvel da OI para a minha empresa, peguei 6 linhas, e na ” propaganda ” dizia que cada linha teria 20GB de internet e mais Instagram, facebook e whatsapp de graça.. e assim fiz o contrato, porem dias depois de usar vejo que a internet é muito lenta, não consigo dar ver videos simples no facebook e não carrega direito as fotos do Instagram..

    Fui buscar informações no contrato e me deparei com a informação :
    ‘Estas são as velocidades máximas nominais que podem variar de acordo com fatores externos:

    Em 4G – até 5 Mbps de download e 521 Kbps de upload.
    Em 3G – até 1 Mbps de download e 128 Kbps de upload.
    Em 2G – até 78 kbps de download e 39 Kbps de upload.

    Esgotada a franquia, a velocidade é promocionalmente reduzida até 64 Kbps pra acessar WhatsApp e e-mail.’

    O que isso significa ?Comprei gato por lebre ? Ainda mais sendo que redes sociais era ” grátis” mas não carregam o conteúdo ?

    14 de maio de 2019 at 14:23
    • HF Tecnologia Reply

      Olá.

      Quando as operadoras mencionam 5 GB, 10 GB ou 20 GB de internet, eles referem-se ao pacote de dados, quantidade de dados que você poderá acessar, como uma franquia. A velocidade vem expressa em Mbps ou MEGA.

      Internet móvel realmente é mais lenta pois depende da cobertura das antenas.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de maio de 2019 at 11:40

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.