Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil
Em nossa última publicação, explicamos como funciona a velocidade da internet, um texto completo e acessível para todos entenderem esse conceito (confira aqui). Agora, com esse post vamos mostrar como medir essa velocidade.
“A lei em vigor desde 2014 define que a velocidade instantânea de conexão entregue para o consumidor deve ser no mínimo 40% do contratado. A velocidade média, por sua vez, deve oferecer pelo menos 80%.” Proteste
Como funciona
Sites como Minha Conexão e Speedtest.net são exemplos de ferramentas capazes de mensurar as velocidades da conexão de internet. O funcionamento é simples:
- Antes de tudo desconecte todos os equipamentos da rede/internet, desde smartphones via WiFi a computadores com cabo, deixe apenas um equipamento conectado via cabo de rede diretamente ao modem.
- Agora entre em um dos sites e clique no botão para iniciar os testes.
- A primeira informação exibida é o endereço IP público fornecido pela operadora, com isso determina-se a operadora/provedor e a localização da sua internet.
- Na sequência um servidor próximo a sua conexão é escolhido para que o teste seja o mais fiel possível.
- Então um pacote de dados ou teste de ping são executados.
- Em um velocímetro são exibidas as velocidades de download (recebimento de dados) e upload (envio de dados), obtidas através das médias dos testes.
- Atenção para a velocidade do seu adaptador de rede, para rede via cabo o padrão é 100 Mbps ou 1 Gbps, para WiFi pode ser 54 Mbps, 150 Mbps ou 300 Mbps, assim por exemplo em uma internet de 150 Mbps, o resultado do teste através de um computador com rede padrão 100 Mbps, será no máximo 100 Mbps, não atingindo o máximo do link contratado.
Seguindo a lei de 2014, em um plano de 20 Mbps, a velocidade média deve ser de pelo menos 16 Mbps durante o mês, nunca podendo ficar abaixo de 8 Mbps. Além disso, a conexão deve ficar ativa por 99,5% do tempo, ou seja o tempo máximo de interrupção aceitável é de 3h 36min em um mês. Essas regras valem para operadoras com mais de 50 mil clientes, algumas delas são Oi, Vivo, NET, Copel, Embratel, TIM e Claro, para reclamações recomenda-se contato com a operadora ou com a Anatel quando o problema não é resolvido.
Importante
Lembre-se que esse tipo de teste não garante a qualidade do link de internet, a velocidade pode varias em determinados períodos ou momentos do dias e ainda houver dúvidas sobre a sua conexão fale com o seu suporte em TI, uma equipe técnica com ferramentas e conhecimento corretos poderá rapidamente apontar a causa do problema.
Veja também o nosso post sobre Como melhorar a velocidade de upload e download.
Atualizado em 08/11/2018 às 08:21.
Referências
- Velocímetro de Internet: como funciona – Proteste. Acessado em 20/11/2016.
- Como media a velocidade da internet? – TechTudo. Acessado em 21/11/2016.