Explicando de forma simples a velocidade da internet
Quando vemos anúncios de banda larga oferecendo planos de 15, 30, 50 ou 100 mega, é importante entender como isso influencia o uso da internet na sua empresa ou residência.
Dois tipos de velocidade
Para o usuário comum isso que vamos colocar provavelmente será uma novidade, mas saiba que existem duas velocidades na internet, a de download e a de upload. As velocidades que os provedores anunciam é sempre a de download, porque ela é o que importa na maioria dos casos, veja o que significa cada uma:
- Velocidade ou tráfego de download é aquele utilizado para baixar arquivos, áudios, vídeos, fazer streaming de filmes, séries e músicas em serviços como Netflix, YouTube, Spotify etc., além disso é utilizado também para acessar sites, ler notícias, acessar e-mails (via Webmail) ou apenas recebê-los (via Outlook). É simples de entender se você imaginar que download corresponde a baixar/descarregar informações da internet, por ser a mais utilizada, é a mais priorizada pelos provedores ao oferecerem planos de acesso.
- Velocidade ou tráfego de upload é utilizado para enviar e-mails via Outlook, compartilhar informações com outras pessoas, por exemplo se você tem um servidor com arquivos/software ou sistema de câmeras (DVR) onde usuários externos acessam remotamente ou fora da empresa esses serviços, o tráfego de upload da empresa onde está o servidor ou DVR é que será utilizado para enviar esses dados para essas pessoas. Ainda sobre o upload, se você utiliza serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive para guardar arquivos, quando você está salvando arquivos nesses serviços, você está fazendo upload (ou envio) desses arquivos.
- é importante lembrar que há situações em que as duas velocidades são utilizadas, como em jogos online com outros usuários, video e áudioconferência via internet como Skype, acesso remoto ao vivo, etc.
A unidade certa
Uma curiosidade, quando os provedores anunciam a velocidade, a unidade utilizada sempre é Mbps (mega bits por segundo), porém a velocidade que os navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari etc.) e vários outros aplicativos de internet exibem é sempre KB/s ou MB/s, isso faz uma enorme diferença.
Resumidamente, bit é a menor unidade da programação de um computador, 1 bit pode conter apenas dois tipos de valores, 1 ou 0, 1 byte é um conjunto de 8 bits (para maiores informações consulte o item 02 das Referências ao final desse post). Portanto, se você contrata um plano de 25 mega (25 Mbps) junto à operadora, a velocidade máxima do seu download exibida no navegador não será de 25 MB/s, mas sim 3,125 MB/s, que nada mais é 25/8.
O que escolher
Para concluir o assunto, dicas de como analisar o quesito velocidade na hora de contratar um plano de acesso à internet:
- Planos ADSL, VDSL e Cable em sua grande maioria oferecem velocidade de upload reduzida a 10% da velocidade de download contratada, por exemplo, para um plano de 25 Mbps, o download será 25 Mbps e o upload 2,5 Mbps.
- Planos de fibra óptica ou link dedicado costumam oferecer velocidades de download e upload iguais, ou 100% de upload no jargão técnico, porém são mais caros.
- Recomenda-se planos 100% upload para empresas que disponibilizam acessos para usuários (colaboradores, clientes ou parceiros) externos a serviços ou arquivos alocados dentro da empresa, ou ainda para gamers preocupados com o desempenho em jogos online.
- Para uma residência comum com até 05 moradores ou uma empresa com até 10 usuários, uma internet de 25Mbps normalmente atende às necessidades.
Na sequência publicamos um artigo rápido explicando como medir a velocidade da sua internet, vale a pena a leitura: Como medir a velocidade da internet de um jeito fácil.
Veja também o nosso post sobre Como melhorar a velocidade de upload e download.
Atualizado em 15/02/2018 às 13:36.
Referências
- Download e upload – Wikipédia. Acessado em 15/11/2016.
- O que são bits e bytes? – InfoWester. Acessado em 16/11/2016.