Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft

Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft

Recentemente publicamos um artigo sobre o as licenças por volume (ou contrato Open) da Microsoft, se você não leu sugerimos a leitura clicando aqui. Junto com esse tipo, as licenças OEM, FPP e ESD compõe o grupo mais utilizado no licenciamento Microsoft, nesse post vamos explicar o conceito sobre essas últimas.

Diferentemente das licenças por volume, as licenças OEM, FPP e ESD são voltadas para o mercado doméstico, além do corporativo. Elas podem ser adquiridas em lojas físicas diversas assim como via internet.

Licença OEM

Um produto com licenciamento OEM corresponde ao software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (novos ou recondicionados), eles vêm direto do fabricante do computador ou da empresa habilitada a instalá-la, não são compradas avulsas, há tanto sistemas operacionais quanto aplicativos como o Office do tipo OEM.

Para esse tipo de licença ser válido é necessário alguns requisitos, os principais são nota fiscal que conste o equipamento mais a licença no mesmo documento, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento).  Podem ou não acompanhar mídia de instalação, depende do fabricante.

Dentro desse grupo ainda há o tipo COEM, cujos detalhes já discorremos no post Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?.

Licenças ESD e FPP

Um produto FPP é vendido em caixinhas ou cartões, pode vir com mídia de instalação ou não. São adquiridos em lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O licenciamento FPP foi pensado para poucos equipamentos (no máximo 05), devido a complexidade em armazenar e relacionar a licença com o seu respectivo equipamento, em quantidades maiores é interessante partir para o licenciamento por volume (Licenciamento por volume Microsoft).

Para uma licença FPP ser válida é necessário ter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia) e estar instalada na quantidade correta de equipamentos. Por exemplo, uma licença Office Home and Student 2010 permite instalação em até 03 equipamentos simultâneos, se houver um 4º equipamento com a mesma licença, há irregularidade. Já uma licença Windows 7 Professional SP1 permite a instalação em apenas 01 equipamento simultâneo, para instalá-la em outro equipamento deve-se remover a licença do outro equipamento.

Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, tem regras de instalação e licenciamento muito parecidas porém a diferença é que trata-se de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto.

Com esse post fechamos o conjunto de licenças mais utilizado em pequenas e médias empresas: volume (ou contrato Open), OEM, COEM, ESD e FPP, se tiver dúvidas sinta-se à vontade para nos contactar ou até deixar um comentário abaixo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, veja nossa publicação Como fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

Atualizado em 20/07/2018 às 10:16.

Referências

  1. Antipirataria – O que é Licenciamento? – Microsoft. Acessado em 22/08/2017.
  2. Qual a diferença entre FPP e OEM? – Guia do PC Respostas. Acessado em 22/08/2017.

Comentários (76)

  • Fabio Reply

    Preciso de ajuda quanto a licenças OEM… os donos da nossa empresa possuem outras empresas e recentemente trouxeram algumas máquinas c/ windows OEM para a nossa empresa pois não estavam sendo mais usadas por lá. Vi no artigo de vocês que as licenças OEM são válidas apenas com a nota fiscal de compra, porém não temos essas nfs dessas máquinas pois vieram da outra empresa… Algumas até foram adquiridas pelos diretores como Pessoa física. Todas as máquinas possuem selo OEM no chassis e algumas inclusive possuem o serial na placa mãe (Dell). Para fins de auditoria de licenças estamos ok? Ou precisariamos obter as notas de compra dessas máquinas lá da outra empresa que efetuou a transferencia para nós?
    Nos termos da licença OEM do Windows não achei nenhum lugar que diga que a licença OEM apenas é válida com a comprovação de compra (https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/OEM/Windows/10/UseTerms_OEM_Windows_10_PortugueseBrazil.htm)

    26 de fevereiro de 2018 at 10:57
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Fabio.

      A necessidade da nota fiscal é para demonstrar a propriedade sobre as licenças em caso de alguma fiscalização, também é importante para garantir a procedência do produto.

      Os termos de uso mencionam a transferência de propriedade, veja:
      “4. Transferência. As provisões desta seção não se aplicarão se você tiver adquirido o software como consumidor na Alemanha ou em qualquer um dos países listados neste site (aka.ms/transfer). Neste caso, qualquer transferência do software a um terceiro e o direito de usá-lo deverão cumprir a lei aplicável.
      a. Software pré-instalado em dispositivo. Se você tiver adquirido o software pré-instalado em um dispositivo (e também se você atualizou a partir do software pré-instalado em um dispositivo), poderá transferir a licença para usar o software somente com o dispositivo licenciado diretamente para outro usuário. A transferência deverá incluir o software e, se fornecido com o dispositivo, um selo de autenticidade do Windows, incluindo a chave do produto (Product Key). Antes da transferência permitida, a outra parte deverá concordar que este contrato se aplicará à transferência e ao uso do software.”

      Para estar seguro quanto a uma auditoria, em caso de transferências de licenças, deve-se cobrir os aspectos legais do país em que o usuário se localiza, além dos requerimentos impostos pelos fabricantes do software e hardware (no caso de licenças OEM).

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      26 de fevereiro de 2018 at 11:14
  • ademir Reply

    Bom dia, montei meu pc, peça a peça na hora de juntar, meu técnico fez uma gambiara e colocou o wind. 8.1 Pro tenho certeza que é pirata. Quero regularizar minha situação comprando o Wind. 10 Home, diretamente no site da microsoft percebi que não tem estas denominações e o preço esta lá em cima.
    Pesquisando achei um site que oferece MICROSOFT WINDOWS 10 PRO ESD – 32 / 64 BITS – (DOWNLOAD) + NOTA FISCAL por 1/4 do valor, seria uma versão genuína? Pelo que entendi acima seria uma versão de múltiplas chaves que o proprietário esta vendendo 1, correto?

    11 de abril de 2018 at 10:38
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Ademir.

      É difícil garantir a autenticidade de licenças ESD, FPP e OEM, recomenda-se sempre adquirir através de empresas parceiras Microsoft ou do próprio site da Microsoft.

      Uma diferença tão grande de valor é um sinal de alerta, já soubemos de licenças vendidas com preços bem baixos no MercadoLivre, inclusive com nota fiscal, na hora da instalação ativaram com sucesso, porém alguns dias depois começaram a dar erro de ativação, ao tentar contato com o vendedor ele não deu mais retorno.

      Veja duas publicações no portal Baboo muito interessantes:

      Piratas do Mercado Livre enganam compradores vendendo chave de ativação do Windows
      Pirataria corre solta no Mercado Livre. Como sempre.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      11 de abril de 2018 at 10:49
  • ALOISIO DE OLIVEIRA SANTOS NETO Reply

    Minha dúvida é a seguinte:
    Se ,por engano um distribuidor oficial Microsoft me enviar um lote de chaves ESD Xbox Live Gold 12 meses,eles teriam como desativar a função das chaves antes que eu venda ou use???

    18 de abril de 2018 at 10:54
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Aloisio.

      Nunca tivemos um caso assim mas acreditamos que o distribuidor possa cancelar sim, porém não temos certeza.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      18 de abril de 2018 at 13:44
  • DANILO Reply

    boa tarde, qual a maneira para a licença ESD ser valida?, como no post a FPP precisa dter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia) , surgiu essa duvida sobre a ESD

    10 de maio de 2018 at 15:42
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Danilo.

      No caso da licença ESD a nota fiscal e a conta Microsoft a qual a licença está ativada (todos em nome do proprietário da licença), são requisitos.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      11 de maio de 2018 at 11:20
  • Diego Reply

    Boa tarde,

    Comprei um notebook Dell novo com Ubuntu, formatei e instalei o Windows 10 para testar. Agora gostaria de comprar uma licença do Windows 10 para ativa-lo e ficar tudo ok. Qual licença devo usar, ESD? COEM?

    Obs.: Depois de comprar a licença, vou formatar o computador novamente e instalar o Windows 10 e inserir a licença comprada.

    Desde já muito obrigado pela ajuda.

    16 de maio de 2018 at 15:03
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Diego, recomenda-se a licença ESD.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      17 de maio de 2018 at 08:57
  • Anderson Queiroz Reply

    Bom dia, temos vários computadores comprados em 2012 e 2013 com windows 7 Pro OEM, porém nas Notas Fiscais diz que compramos por exemplo 20 PC’s com Windows 7 Pro em 2012 e 30 PC’s com Windows 7 Pro em 2013 com hardware idênticos mas não menciona as seriais igual quando compramos vários celulares que vem uma lista com o imei dos aparelhos, isso causaria algum problema no caso de uma auditoria?

    18 de maio de 2018 at 10:49
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Anderson.

      É importante que as notas fiscais sejam dos respectivos equipamentos e licenças instaladas, além disso não é comum a chave de ativação vir na nota fiscal.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      18 de maio de 2018 at 11:08
  • Alexandre Nunes Gonçalves Reply

    Ola !

    Prezado, estou montando uma estrutura e nela a idéia inicial é ter um servidor 2012R2. Temos em torno de 20 computadores. Além disso teremos duas unidades que farão acesso remoto a aplicações ou pastas no servidor. Como ainda me atrapalho um pouco com essa coisa de licenciamento para servidores, pergunto qual seria a melhor de licenciar este servidor ? Que tipo de licenciamento seria o ideal levando em conta a possibilidade de novos funcionários e computadores ?

    Grato desde já !

    Att

    Alexandre

    21 de maio de 2018 at 16:04
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Alexandre.

      Vemos que você possui muitas dúvidas sobre o assunto, além disso está implantando uma nova estrutura, por isso aconselhamos entrar em contato com um de nossos consultores para ajudá-lo nas etapas deste projeto.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      21 de maio de 2018 at 16:17
  • Sergio Pires Reply

    Olá boa tarde.
    Se eu comprar e instalar uma licença ESD ela recebe também todas as futuras atualizações da Microsoft? Posso reinstalar no mesmo equipamento quando for necessário na sua formatação.
    Desde já obrigado.
    Sergio Pires

    23 de maio de 2018 at 14:22
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Sergio.

      Sim, a licença ESD garante atualizações até o final do ciclo de vida do produto (veja por exemplo o post , você também pode reinstalar a licença no mesmo equipamento.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      23 de maio de 2018 at 14:59
  • Sergio Pires Reply

    Boa tarde.
    Mais uma pergunta esta licença não tem data de expiração, correto?
    Obrigado novamente.
    Sergio Pires

    23 de maio de 2018 at 14:50
    • HF Tecnologia Reply

      Não tem data de expiração, apenas atenção para o ciclo de vida do produto, isso garante o suporte e atualizações via Windows Update, conforme mencionado na resposta anterior.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      23 de maio de 2018 at 15:01
  • Hailla Reply

    Olá boa noite,

    Acabei de cancelar uma compra na Lojas Americanas (vendida por um parceiro) pq fiquei bem receosa da compra do 10 PRO , o valor está com uma diferença de 600 reais do site da Microsoft!! Será que fiz bestiera e elas são realmente originais?

    Bom… Montei meu pc e instalaram um pirata do 8.1, mas quero colocar um original Windows 10 Home, qual seria o melhor pra mim? Fpp ou posso comprar o ESD?

    25 de junho de 2018 at 21:10
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Hailla.

      Você fez bem em fazer o cancelamento, por essa diferença de preço é difícil que a licença seja regular.

      Uma ótima opção realmente é comprar diretamente do site da Microsoft, neste caso uma licença do tipo ESD, licenças regulares avulsas para consumidor final é muito difícil encontrar valores menores que a Microsoft, no máximo será uma variação muito pequena, o padrão é inclusive serem um pouco mais caras.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      25 de junho de 2018 at 22:18
  • Hailla Reply

    Uma outra pergunta, me disseram que a Microsoft tem alguns revendedores autorizados Kabum, Kalunga… será que isso procede? eles facilitariam a forma de pagamento, já que tem o mesmo valor da Store Microsoft e lá não parcela…

    25 de junho de 2018 at 22:29
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Hailla, sim há revendedores autorizadas que aceitam pagamento parcelado.

      Se tiver dúvida se determinado estabelecimento é autorizado Microsoft, recomendamos verificar com a Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      26 de junho de 2018 at 17:13
  • SPorto Reply

    Olá, boa tarde.
    Tenho uma licença OEM, mas perdi a mídia de DVD. Tentei baixar uma imagem do site da microsoft e não consegui. Apareceu uma mensagem de que eu preciso entrar em contato com o fabricante ou revendedor, só que eu adquiri o computador de terceiros e não tenho como entrar em contato. Como consigo uma cópia da midia sem ser pirata?

    11 de julho de 2018 at 14:24
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Sheila.

      Para licenças Microsoft do tipo OEM realmente a mídia é fornecida pelo fabricante do hardware, em alguns casos o fabricante fornece um aplicativo para gerar essa mídia de instalação/restauração através do próprio computador, neste caso é necessário falar com o fabricante ou integrador responsável pela montagem do computador/notebook e solicitar a mídia.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de julho de 2018 at 08:57
  • Gabriel Elidio Reply

    Pelo que entendi, a versão OEM fica presa a um único hardware. Já as versões FPP/ESD podem ser reinstaladas num mesmo computador ou instaladas em outros computadores inúmeras vezes, sendo que FPP é versão física e ESD é versão digital. Corrija-me caso eu tenha entendido algo errado.

    A minha questão é: eu pretendo comprar um novo computador do zero, sei que o mais aconselhável, já que pretendo mudar as peças no futuro, é comprar a versão FPP ou ESD, sendo assim, feita a compra dos hardwares e do windows na versão ESD(digital), eu posso utilizar um computador com windows falso para fazer o download da minha cópia ESD verdadeira e, terminado o download, passar essa cópia pra um flashdrive e instalar no computador novo? E outra: é necessário que o windows baixado seja colocado no flashdrive ou CD em formato .iso para que seja instalado no computador novo? Ou basta eu mover o arquivo do windows pra um flashdrive, depois plugar esse flashdrive no computador novo e instalar o windows?

    12 de julho de 2018 at 21:05
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Gabriel.

      Existe uma quantidade limite de instalações para licenças comerciais Microsoft, porém isso infelizmente não é muito claro.

      Você pode fazer o download da mídia de instalação de licenças ESD através de qualquer equipamento, ao final você deverá gerar um pendrive ou DVD próprio para instalação do sistema operacional, não basta copiar e colar o arquivo baixado.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de julho de 2018 at 09:01
  • Juliana Reply

    Bom dia. As licenças do Windows Pro 10 no ESD podem ser reinstaladas na máquina quando precisar formatar?

    19 de julho de 2018 at 11:45
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Juliana.

      Sim, podem ser reinstaladas.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      19 de julho de 2018 at 12:00
  • Alexandre Reply

    Bom dia,
    Tenho maquinas dell na empresa com windows 10 pro.
    Poderia formatar e instalar com licença windows 7 pro esd

    30 de julho de 2018 at 07:01
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Alexandre.

      Sim, você pode substituir a licença Windows 10 Pro por uma licença do tipo ESD, porém desconhecemos licenças Windows 7 do tipo ESD. Além disso, se essa licença Windows 10 Pro for do tipo Volume (Licenciamento por volume Microsoft), é possível fazer o downgrade para Windows 8.1 Pro e 7 Pro sem custos.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      30 de julho de 2018 at 08:32
  • João Marcelo Lourenço Reply

    Tenho um micro mais antigo rodando Linux Mint… E gostaria de adquirir a licença do Windows 10 Home ESD…
    Minha dúvida é que pretende fazer um Upgrade praticamente total no mesmo…
    Posso instalar essa licença no novo hardware sem problemas quanto a legalidade!?

    31 de julho de 2018 at 11:50
    • HF Tecnologia Reply

      Olá João.

      Sim, desde que você mantenha a licença em apenas 01 computador.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      31 de julho de 2018 at 11:55
  • Eduardo Reply

    Olá,
    Onde posso comprar licenças para Windows 7?
    No site da Microsoft só encontrei Windows 10.

    1 de agosto de 2018 at 10:35
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Eduardo, é possível encontrar em fornecedores autorizados Microsoft, atualmente temos licenças Windows 10 Pro que permitem downgrade para Windows 7 Pro ao custo unitário de R$1.053,00.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      1 de agosto de 2018 at 13:34
  • Lima Reply

    Como eu sei se um revendedor eh autorizado ou nao? Eu tenho de ligar para a microsoft? Tem lojas online vendendo o Windows 10 esd por R$ 100 reais e na microsoft, o preco q tem la eh de R$ 800!

    2 de agosto de 2018 at 13:29
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Lima.

      A Microsoft não fornece essas informações por telefone, no site deles é possível buscar Provedores de Soluções Microsoft, porém a lista nem sempre está atualizada podendo estar incompleta.

      Você pode pedir também para a revenda uma declaração emitida pela Microsoft atestando a revenda como parceira autorizada ou certificada.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      3 de agosto de 2018 at 08:54
  • Alexandre Reply

    Comprei uma licença para Windows 7 ESD por R$ 74,90. Tenho a Nota Fiscal. Em caso de fiscalização serei multado?

    14 de agosto de 2018 at 10:11
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Alexandre.

      Além da nota fiscal a licença precisa ser genuína, a empresa que te vendeu deve garantir isso.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      15 de agosto de 2018 at 08:15
  • Tiago Sales Reis Barreto Reply

    Boa noite. Desejo comprar licenças do OFFICE para, pelo menos, 5 PC’s. Pesquisei muito sobre as licenças EPP e vi que tem como comprar licenças por volume. Minha pergunta é: Para mais de 5 máquinas eu compro licença por volume ou tem alguma licença do OFFICE que eu possa instalar em mais de uma máquina? Grato pela resposta!

    27 de agosto de 2018 at 21:56
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Tiago, há a licença de assinatura que permite o mesmo office para 05 computadores sob a conta do mesmo usuário, veja Office 365 Business permite instalação em 05 equipamentos.

      Além disso, licenças Office por volume são mais caras frente a licenças FPP/ESD, apesar de virem com mais recursos (o que encarece o preço), normalmente são aplicativos não utilizados, assim para um ambiente pequeno, até 20 equipamentos, e com utilização simples da família Office, licenças FPP ou ESD podem ser uma boa escolha.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      28 de agosto de 2018 at 09:22
  • Durval Mantovani Di Vincenzo Reply

    Bom dia.
    Estamos em processo de verificação da Microsoft e gostaria de saber se há diferenças entre o Windows Server Datacenter ESD e o Open, no quesito funcionalidades ?
    A Microsoft diz que temos que adquirir licenças do tipo Open para regularizar a nossa situação de virtualização, que são absurdamente mais caras do que a versão ESD disponível em mercado. É correto isso ?

    17 de setembro de 2018 at 11:04
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Durval.

      Não são todas as licenças que existem do tipo ESD, Windows Server por exemplo não existe, no caso de vocês recomenda-se o acompanhamento de um profissional ou empresa com competência em licenciamento para ajudá-los junto a Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      18 de setembro de 2018 at 08:43
  • Hermano Pinheiro Reply

    Prezado, bom dia.
    Minha empresa está sendo auditada pela microsoft, já recebi o laudo com os softwares que devo regulariza. Meu ambiente é pequeno, certa de 30 máquinas e 1(um) file server com AD. Pergunta: Posso colocar essa licença ESD nas máquinas que logam em domínio? Outra dúvida: Tenho um BD SQL Server 2008 express com um banco de 380MB que roda um ERP do financeiro com 4 usuários. Posso usar normal o SQL Server Express?

    27 de setembro de 2018 at 11:28
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Hermano.

      Orientamos a seguir as instruções passadas pela Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      28 de setembro de 2018 at 10:25
  • nikolas nakamura Reply

    Você saberia me dizer se essa loja Rupave é confiável? Estou tentando comprar um windows 10 home por 350, não está tao abaixo como em outros locais.

    14 de outubro de 2018 at 13:25
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Nikolas, não atestamos a confiabilidade de outras empresas.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      17 de outubro de 2018 at 09:35
  • mvs Reply

    Queria adquiri uma licença ou DVD do windows 7 e consegui uma loja que se dizia representante da Microsoft, so que havia inúmeras reclamações no Reclame Aqui, de licenças falsas etc., liguei para microsoft e foi difícil realizar uma ratificação desta loja, ficam em cima do muro. De tanto insistir, me informara que sim a loja, e o site eram revendedores, mas que não se responsabilizam, por qq eventualidade!! Quer dizer sonetaram! Fato, qdo compra qq windows para instalação deve ter a mídia física, e se for digital, deve ser direto da empresa/site. No fundo se beneficiam com esse mercado negro!

    26 de outubro de 2018 at 14:46
    • HF Tecnologia Reply

      Olá.

      Recomenda-se sempre adquirir licenças através de empresas de confiança.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      30 de outubro de 2018 at 16:45
  • Aline Reply

    Olá.
    Estamos pensando em adquirir licenças ESD para empresa. Elas possuem validade? A única diferença, para serem tão mais baratas, é que não teremos o material físico?
    Obrigada.

    19 de novembro de 2018 at 11:07
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Aline.

      A validade a se observar é o ciclo de vida do produto, são mais baratas pois a logística de entrega é mais simples.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      26 de novembro de 2018 at 08:10
  • Renata Reply

    Estou com uma dúvida: que documentos precisamos ter que comprove termos comprado um software Microsoft genuíno e legal? Somente a nota fiscal?
    Pelo seguinte: o submarino e as americanas são listados pela Microsoft como revendedores parceiros, entretanto, esses sites possuem agora um programa em que terceiros comercializam seus produtos lá. Não sei se esses terceiros também são parceiros da Microsoft. Então, como vou saber se estarei comprando algo legal e genuíno?

    7 de dezembro de 2018 at 17:36
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Renata, o ideal é que a empresa esteja listada na Microsoft, a nota fiscal não garante a procedência da licença.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      14 de dezembro de 2018 at 07:57
  • Luciano Secchin Reply

    Queria tirar uma dúvida, eu tenho 10 computadores e queria colocar o Office neles, neste caso bastaria eu fazer uma assinatura do Office 356 business para 2 usuários, média de 80,00/mês, já que cada usuário pode adicionar até 5 dispositivos, e cada dispositivo teria 1tb de onedrive, seria dessa forma?

    13 de dezembro de 2018 at 19:53
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Luciano, atenção que há licenças do Office 365 que são para 05 dispositivos do mesmo usuário.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      14 de dezembro de 2018 at 07:58
  • Rosivaldo Reply

    Comprei um notebook Positivo com sistema Linux instalado. Este vem com a BIOS bloqueada e aceita somente a instalação do Windows 10 64 bits – Sistema UEFI e não tem como mudar (lamentável).
    Como posso instalar o Windows e regularizar essa LICENÇA de uma forma mais barata ?

    10 de janeiro de 2019 at 08:04
  • Vinícius Reply

    Queria tirar uma dúvida: montei um PC novo (placa-mãe, processador, RAM, tudo comprado no varejo), porém o SSD eu comprei faz um tempo e estava utilizando em um notebook Lenovo G50-80 que já vinha com Windows 10 OEM instalado. Eu havia trocado o HD original, porém após a troca não apareceu nenhum pedido pra reativar o Windows, etc.

    Pois bem, hoje acabei de montar a máquina nova e gostaria de saber qual a versão correta eu devo comprar, não pretendo reaproveitar o OS já instalado no SSD, vou formatá-lo e reinstalar o Windows 10 com a versão que irei comprar.

    Segundo o suporte da Microsoft não é possível usar COEM pois o meu SSD já foi atrelado à versão OEM do notebook, mas eles não especificaram se a ESD poderia ser utilizada.

    Desde já muito obrigado!

    10 de janeiro de 2019 at 18:11
  • Vagner Reply

    Olá pode ajudar?! A empresa criou filial e é outro CNPJ, o servidor ira migrar para esta filial. Como fica como fazer onde consultar sobre a transferência, ou teria que adquiri tudo novamente o S.O. e as CaLLs.
    Outro detalhe no site da Microsoft é possível adquiri no modo ESD ?
    Downgrade é possível com W10 ESD? gostaria de manter o W7.

    Grato,

    15 de janeiro de 2019 at 16:00
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Vagner.

      Licença Windows 10 ESD não oferece downgrade, as licenças adquiridas pelo site da Microsoft são do tipo download.

      Sobre a pergunta sobre a tranferência do servidor para outra empresa/CNPJ, aí é uma questão mais jurídica/fiscal/contábil, não poderemos te ajudar.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      18 de janeiro de 2019 at 10:53
  • Josiane Reply

    Olá, é possível transferir a licença do Office profissional plus ESD 2019 de um notebook para o outro?
    Desde já obrigado

    18 de janeiro de 2019 at 21:46
    • HF Tecnologia Reply

      Olá, licença do tipo download pode.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      25 de janeiro de 2019 at 14:58
  • fernando Reply

    olá estou montando um pc peça por peça, e vi no site das americanas essas licenças ESD com o valor relativamente atraente, será que é confiavel? é só comprar a licença e baixar da microsft o win10?

    30 de janeiro de 2019 at 20:35
    • HF Tecnologia Reply

      Olá, cuidado que o site da Lojas Americanas é também um tipo de marketplace, várias empresas terceiras vendem por lá, não temos como garantir a confiabilidade.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de fevereiro de 2019 at 08:50
  • Antonio Reply

    Bom dia, tenho servidores com licenças OEM, mas agora vou utilizar o VMware nesses equipamentos e gostaria de migrar para licenças OPEN. è possível ou preciso comprar novas licenças?

    1 de fevereiro de 2019 at 10:00
    • HF Tecnologia Reply

      Olá, migrar uma licença de OEM para Open não é possível.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de fevereiro de 2019 at 08:48
  • Thiago Reply

    Bom dia, preciso de uma licença para o windows server standard + 5 calls, como consigo uma ESD confiável?.
    Outra dúvida é, tenho um pc com windows 7 professional 32bits, mas fiz um upgrade na máquina e queria colocar o windows 7 ultimate 64bits, posso utilizar a mesma licença?

    11 de fevereiro de 2019 at 12:10
    • HF Tecnologia Reply

      Indicamos procurar por lojas, distribuidores ou fornecedores parceiros e certificados Microsoft.

      Licença Windows 7 Ultimate é diferente da 7 Professional.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      11 de fevereiro de 2019 at 15:45
  • Odinei Reply

    Bom dia.
    Tenho um Dell 110 com server 2008 fundation, preciso trocar esse sistema operacional para o server 2016 ou 2019 Essentials. Posso fazer isso comprando uma licença ESD? E no futuro quando comprar outra computador pra substituir esse Dell 110, poderei utilizar a mesma licença?

    25 de fevereiro de 2019 at 11:06
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Odinei.

      Desconhecemos licenças Windows Server do tipo ESD, uma sugestão nesse caso seria licenças do tipo Open ou contrato por volume, veja o post Licenciamento por volume Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de março de 2019 at 10:33
  • Franciele Reply

    Bom dia.
    Seu eu comprar e instalar uma licença ESD em uma determinada maquina, e futuramente ela der uma pane, queimar etc, consigo instalar esta mesma licença em outra maquina?

    15 de março de 2019 at 13:09
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Franciele, essa dúvida deve ser verificada diretamente com a empresa que lhe forneceu a licença.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      20 de março de 2019 at 17:57
  • Istael Reply

    boa tarde, meu PC é windows 7 ultimate, gostaria de migrar para o windows 10 pro, mas gostaria de uma licença que eu possa utilizar sempre que formatar meu PC ou ter que fazer alguma alteração de hardware como substituir o HD por exemplo e a cada 1 ou 2 anos eu costumo formatar o PC, qual licença devo comprar?
    também posso fazer o download do W10 e validar com a licença comprada online, ou no meu caso é realmente necessário eu adquirir um disco DVD junto com a chave KEY e formatar e instalar no meu PC?
    obrigado.

    22 de março de 2019 at 15:34
  • Andréa Reply

    Comprei uma licença esd e recebi uma nota de serviço, não sei se vale se para um dia tiver uma fiscalização, e tenho o número serial

    24 de abril de 2019 at 09:09
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Andréa, o fato da nota fiscal ser de serviço ou produto, depende da operação da empresa que lhe vendeu, além disso é importante a procedência dessa licença junto a essa empresa, a confiabilidade.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      24 de abril de 2019 at 14:40

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.