Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft

Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft

Recentemente publicamos um artigo sobre o as licenças por volume (ou contrato Open) da Microsoft, se você não leu sugerimos a leitura clicando aqui. Junto com esse tipo, as licenças OEM, FPP e ESD compõe o grupo mais utilizado no licenciamento Microsoft, nesse post vamos explicar o conceito sobre essas últimas.

Diferentemente das licenças por volume, as licenças OEM, FPP e ESD são voltadas para o mercado doméstico, além do corporativo. Elas podem ser adquiridas em lojas físicas diversas assim como via internet.

Licença OEM

Um produto com licenciamento OEM corresponde ao software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (novos ou recondicionados), eles vêm direto do fabricante do computador ou da empresa habilitada a instalá-la, não são compradas avulsas, há tanto sistemas operacionais quanto aplicativos como o Office do tipo OEM.

Para esse tipo de licença ser válido é necessário alguns requisitos, os principais são nota fiscal que conste o equipamento mais a licença no mesmo documento, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento).  Podem ou não acompanhar mídia de instalação, depende do fabricante.

Dentro desse grupo ainda há o tipo COEM, cujos detalhes já discorremos no post Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?.

Licenças ESD e FPP

Um produto FPP é vendido em caixinhas ou cartões, pode vir com mídia de instalação ou não. São adquiridos em lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O licenciamento FPP foi pensado para poucos equipamentos (no máximo 05), devido a complexidade em armazenar e relacionar a licença com o seu respectivo equipamento, em quantidades maiores é interessante partir para o licenciamento por volume (Licenciamento por volume Microsoft).

Para uma licença FPP ser válida é necessário ter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia) e estar instalada na quantidade correta de equipamentos. Por exemplo, uma licença Office Home and Student 2010 permite instalação em até 03 equipamentos simultâneos, se houver um 4º equipamento com a mesma licença, há irregularidade. Já uma licença Windows 7 Professional SP1 permite a instalação em apenas 01 equipamento simultâneo, para instalá-la em outro equipamento deve-se remover a licença do outro equipamento.

Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, tem regras de instalação e licenciamento muito parecidas porém a diferença é que trata-se de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto.

Com esse post fechamos o conjunto de licenças mais utilizado em pequenas e médias empresas: volume (ou contrato Open), OEM, COEM, ESD e FPP, se tiver dúvidas sinta-se à vontade para nos contactar ou até deixar um comentário abaixo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, veja nossa publicação Como fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

Atualizado em 20/07/2018 às 10:16.

Referências

  1. Antipirataria – O que é Licenciamento? – Microsoft. Acessado em 22/08/2017.
  2. Qual a diferença entre FPP e OEM? – Guia do PC Respostas. Acessado em 22/08/2017.