Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?

Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?

Essa pergunta surgiu em um de nossos clientes, o fornecedor do sistema de automação comercial deles sugeriu uma licença Windows 10 Pro 64 bits COEM (SKU FQC-08932) como a forma mais acessível para regularizar um computador com 06 anos de idade que rodava Windows 7 Pro 64 bits irregular. A alegação é que essa licença, é uma novidade lançada pela Microsoft destinada a computadores usados com Windows pirata.

“É preocupante como proprietários e gestores de empresas brasileiras de qualquer porte, ainda são inocentes e frágeis quando o assunto é tecnologia…” HF Tecnologia

O que é COEM?

De fato o licenciamento COEM é algo novo no portfólio de licenças Microsoft, por isso fomos atrás de respostas:

  1. Primeiro, pesquisamos na internet em fóruns e páginas do fabricante, não encontramos nenhuma informação, nada documentado sobre isso e textos vagos e confusos fornecidos pela Microsoft.
  2. Na sequência entramos em contato com distribuidores Microsoft no Brasil, todos desconheciam tal licença.
  3. Em terceiro, sites de e-commerce como KaBuM! dizem assim: “Windows COEM só funcionará com Notebook e PCs novos sem windows, ou que nunca tenham tido Windows instalado, ou se adquirido junto a partes e peças para montagem de um computador novo.
  4. A solução foi ir direto à fonte, ligamos para a Central de Parceiros Microsoft Brasil, como parceiros certificados temos canal direto e rápido para dúvidas técnicas e comerciais.

Para nossa surpresa, esse tipo de licença foi novidade inclusive para o técnico Microsoft que nos atendeu, obrigando-o a contactar o seu supervisor para poder responder às nossas perguntas. A conclusão foi que essa licença só pode ser aplicada em equipamentos novos ou equipamentos que nunca tiveram um sistema operacional instalado (isso inclui qualquer versão de Windows, Linux ou outro S.O.), o fato dela ser COEM permite apenas que ela possa ser vendida separadamente do equipamento, podendo vir numa nota fiscal separada do equipamento, essa é a única diferença da tradicional e amplamente conhecida licença OEM, que só pode ser comercializada junto a computadores novos.

É preocupante como proprietários e gestores de empresas de qualquer porte no Brasil, ainda são inocentes e frágeis quando o assunto é tecnologia, colocando seus negócios em risco baseando decisões em conselhos e consultorias de falsos experts em TI, muitas vezes não para economizar mas sim por falta de conhecimento.

Desfecho

Ao final, aquele fornecedor do sistema, com toda confiança, ainda garantiu conseguir uma nota fiscal que tornasse o sistema totalmente legítimo, bastando inserir um item de hardware na tal nota. Não precisamos dizer que essa prática, conhecida e comum no mercado, não legaliza o equipamento que receberá a licença, permanecendo o status de sistema pirata, porém isso é assunto para um próximo post.

Se você ou sua empresa tem dúvidas sobre legalização de software, por exemplo escolher a forma mais prática e acessível, entre em contato conosco, temos experiência no assunto e será um prazer atendê-lo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, veja nossa publicação Como fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

Atualizado em 20/07/2018 às 10:16.

Referências

  1. Microsoft Windows 10 Pro 64 Bits Português FQC-08932 COEM – KaBuM!. Acessado em 16/12/2016.
  2. Guia de Compras Windows 10 – Microsoft. Acessado em 16/12/2016.

Comentários (49)

  • Leandro Reply

    A questão é: E se o PC não utilizado for um servidor HP e que seria utilizado a versão COEM do Windows 10 Pro, é aceitável pelo fato de ser um servidor e não um PC?

    31 de maio de 2017 at 12:51
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Leandro, tudo bem?

      Não há diferença se o equipamento é um servidor ou desktop, o requisito é o equipamento nunca ter recebido a instalação de um sistema operacional.
      Se você ainda tiver dúvidas, sugiro ligar direto para o Atendimento de Licenciamento da Microsoft (0800 761 7454), é um canal para empresas e usuários finais, normalmente não há fila de espera e as dúvidas sempre são respondidas.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      31 de maio de 2017 at 15:33
  • Raul Reply

    Boa tarde,
    No meu caso, tenho um notebook com Windows 7 e o HD esta apresentou defeitos.
    Estou pensando em comprar um HD SSD e aproveitar para migrar ao Windows 10 Pro, embora o notebook já tenha recebido um S.O. antes, o fato de estar trocando o HD legitimamente, valida minha compra?

    Att,
    Raul Domingues.

    14 de junho de 2017 at 15:35
    • HF Tecnologia Reply

      Boa tarde Raul, tudo bem?

      Apesar da troca do HD, o equipamento em si ainda é o mesmo. Fizemos esse mesmo questionamento junto à Microsoft e eles informaram que é possível verificar se um equipamento já recebeu um sistema operacional, mesmo substituindo o HD. É simples de compreender que ao ativar um sistema operacional, uma informação única que identifique o equipamento é atrelada àquela chave de ativação.

      Lembre que se você já tinha o Windows 10 Pro ativado nesse notebook, ao reinstalar o Windows, mesmo em outro HD, a ativação será automática através do reconhecimento da placa mãe, BIOS e processador.

      Agora, se você não tinha o Windows 10 Pro e deseja instalá-lo, recomenda-se a licença ESD (download), ela será legítima e talvez até um pouco mais barato que a COEM.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      14 de junho de 2017 at 16:24
      • Raul Reply

        Obrigado pela informação.
        Vou recorrer à versão ESD.

        14 de junho de 2017 at 17:23
      • Clayton Reply

        E se depois de comprar um Windows licença ESD eu trocar de computador. Posso instalar o mesmo Windows no computador novo?
        Exemplo: Tenho um PC desktop com Windows pirata. Para ficar legalizado comprei o Windows ESD. Agora quero vender esse desktop e comprar um notebook Dell com Linux (que é mais barato do que um com Windows). Posso instalar o Windows ESD que comprei para o desktop? OBS: ao vender o Desktop, zerei o HD dele e vendi sem o Windows…

        28 de setembro de 2017 at 11:51
        • HF Tecnologia Reply

          Olá Clayton, tudo bem?

          Sim, segundo a Microsoft é possível utilizar licenças ESD e FPP (Windows ou Office) em um segundo equipamento desde que o primeiro equipamento não utilize mais aquela licença.

          Atenciosamente,
          Equipe HF Tecnologia

          28 de setembro de 2017 at 12:08
  • Ana Paula RC Reply

    Olá,
    Preciso tirar uma dúvida.
    Eu tenho um notebook que quando comprado veio com o Windows 8, contudo dava problemas direto. Após algum tempo, levei para um técnico que me recomendou a alteração par o Windows 10. E foi bem na época que laçaram e havia uma maneira de baixar esse sistema. Deixei para o técnico fazer a alteração pra mim e ele disse que colocou um sistema que seria melhor do que esse que estava sendo baixado. Após um um tempo eu recebia uma msg dizendo que precisava atualizar e só ai descobri que o meu sistema era pirata(era uma ativador). Bom, sou leiga no assunto e após ter acontecido isso mais uma vez neste mês decidi comprar o original pois nunca usei programas piratas e não quero ficar dependendo de alguém para fazer atualizações ou ativações. Como não quero errar de novo, peço que ajudem informando qual o windows 10 posso colocar no meu note e se mesmo depois dessas mudanças que foram feitas anteriormente o sistema será reconhecido como legítimo. Grata

    24 de novembro de 2017 at 14:00
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Ana, tudo bem?

      Você pode optar pelas licenças Windows 10 ESD (ou do tipo download), você pode inclusive comprá-las diretamente do site da Microsoft, os preços são muito bons:

      Windows 10 Home
      Windows 10 Pro

      Qual versão você deve escolher depende do que você irá utilizar, normalmente para usuários residenciais e profissionais liberais a versão Home é suficiente, a versão Pro tem mais recursos porém são itens utilizados em redes corporativas ou mais avançados.

      Lembrando que essa licença é do tipo virtual/download (mais informações veja em Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft), porém ela deixará o seu notebook com Windows legítimo. Talvez você precise da ajuda de um técnico para remover o Windows atualmente instalado em seu notebook e colocar esse novo Windows. Se você estiver em Curitiba ou região, pode trazer o equipamento até nós que fazemos o serviço.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      24 de novembro de 2017 at 16:37
      • Ana Paula RC Reply

        Primeiramente quero agradecer a atenção que me foi dada, bem como a rapidez para dar a resposta. Parabéns pra vocês! Infelizmente eu não moro em Curitiba, sou de São Paulo, caso contrário levaria para vocês com certeza.
        Só fiquei com mais uma dúvida. Seria um problema eu comprar dvd ao invés da versão por download? Grat

        24 de novembro de 2017 at 19:30
        • HF Tecnologia Reply

          Olá Ana Paula, obrigado pelo feedback.

          Aí depende qual é essa versão que você irá comprar em DVD, se for FPP não há problema.

          Atenciosamente,
          Equipe HF Tecnologia

          20 de dezembro de 2017 at 14:39
  • Thais Reply

    Olá, boa tarde!

    Vocês sabem me explicar a diferença entre COEM e GGS?

    Agradeço a atenção!

    4 de janeiro de 2018 at 16:20
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Thais, tudo bem?

      Licença COEM pode ser adquirida de maneira avulsa, não necessita abrir um contrato de volume com a Microsoft, não possibilita downgrade de versão, fica vinculada ao hardware e deve ser instalada em um equipamento que nunca teve um sistema operacional instalado antes. Nesse próprio post explicamos sobre essa licença.

      Licença GGS é adquirida via contrato de volume (Open) com a Microsoft, possibilita downgrade, não fica vinculada ao hardware e é indicada para regularização de equipamentos em uso, portanto pode ser instalada em equipamentos com algum sistema operacional instalado. Mais informações em nosso post Licenciamento por volume Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      5 de janeiro de 2018 at 08:41
  • Pedro Reply

    Bom dia. Num cenário onde 16 computadores utilizam softwares piratas como windows e office, é possível comprar licenças ESD ou somente OPEN?

    3 de março de 2018 at 12:02
    • HF Tecnologia Reply

      Segundo o atendimento Microsoft via telefone 0800 047 4688 licenças do tipo Download podem ser aplicadas nesse cenário, porém cuidado que a organização do seu inventário de licenças é mais complexo se optar por esse tipo de licenciamento.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      5 de março de 2018 at 10:09
  • Samuel Reply

    Tenho um servidor DELL (comprei sem SO) atualmente com linux. Pretendo formatar e instalar um windows server 2016 essentials. Qual tipo de licença devo comprar?

    11 de abril de 2018 at 18:46
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Samuel.

      O correto é do tipo Open (contrato por volume), porém você deve analisar o tamanho da sua estrutura (estações e equipamentos de rede) para confirmar se a versão Essentials é a ideal.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      13 de abril de 2018 at 08:09
  • Ulisses Santos de Oliveira Reply

    Bom dia.

    Eu adquiri, sem ler seu artigo, um a licença Windows 10 PRO COEM. Acontece que meu micro eu mesmo montei comprando peças de lugares diversos, ou seja, nunca teve um licença válida. No meu caso essa licença se aplicaria?

    27 de abril de 2018 at 11:07
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Ulisses, para um equipamento com sistema operacional do tipo COEM estar devidamente regularizado, ele não pode ter recebido (instalado) qualquer sistema operacional antes dessa licença.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      27 de abril de 2018 at 11:45
  • jose luiz Reply

    um tecnico instalou um windows ultimate 64bits no meu pc e não é original, ai gostaria de comprar uma chave original para ativar o mesmo. qual sistema vocês me recomendam comprar para não mexer nos meus arquivos e nem formatar meu pc e so ativar o mesmo.

    18 de maio de 2018 at 15:11
    • HF Tecnologia Reply

      Olá José.

      O Windows 7 Ultimate é uma versão difícil de se conseguir downgrade em versões mais novas, por exemplo a versão Open do Windows 10 Pro permite instalar até o Windows 7 Pro, seria uma solução caso você tive o Windows 7 Pro 64 bits instalado, no caso do Windows 7 Ultimate a solução mais acessível seria comprar o Windows 7 Ultimate FPP 23/64 bits.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      18 de maio de 2018 at 15:45
  • Jean Reply

    Tenho 20 computadores com windows 7 ultimate e um server 2012 standard.
    Para regularizar eles seria somente comprar as licenças?
    Teria que formata-los para que aceitasse essa nova licença? Já que provavelmente foram ativados com uso de “ativadores piratas”.
    O que seria CAL? É necessário ter isso também?

    20 de junho de 2018 at 15:45
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Jean.

      Se esses computadores acessam algum serviço deste servidor, você precisará de CALs além das licenças dos sistemas operacionais. Veja também o Office e outros aplicativos Microsoft ou de outros fabricantes.

      Dependendo da licença que você adquirir, a formatação não é obrigatória.

      Sobre as CALs, há um post dedicado a este assunto, veja: Como funcionam as CALs para Windows Server

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      22 de junho de 2018 at 09:59
  • Luiz Antonio Tozato Lima Reply

    Olá amigo, boa noite. Tenho um PC que eu mesmo montei e tenho algumas dúvidas. Eu quero baixar uma iso do Windows 7 Ultimate 64 bits mais atualizada, que já venha com o service pac 1 incluso. Minha dúvida é a seguinte: Há alguns anos atrás eu comprei uma licença FPP com um vendedor do Mercado Livre, mas ele não me forneceu detalhes da versão, se é OEM ou COEM. Por favor, me responda, qual dessas versões eu posso baixar ou se eu não posso baixar nenhuma delas? Eu procurei nas informações do meu sistema e lá está escrito “To be filled by OEM”. Preciso saber pois tenho medo de invalidar a minha licença. Obrigado pela atenção. Parabéns pelo site.

    25 de junho de 2018 at 02:35
    • HF Tecnologia Reply

      Olá, agradecemos pelo feedback!

      Licença FPP do Windows 7 deve vir com mídia de instalação física, provavelmente essa licença é irregular. Quando o sistema é OEM ou COEM, a mídia vem junto com o equipamento, não tem como baixar de algum local.

      Modalidades de licenciamento comercial em que a Microsoft fornece o download são do tipo ESD e Open (contrato por volume).

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      25 de junho de 2018 at 22:14
  • Luiz Antonio Tozato Lima Reply

    Olá boa noite. Muito obrigado pela resposta.

    25 de junho de 2018 at 22:53
  • Gabriel Reply

    O licenciamento é pago anualmente ou por mes

    17 de julho de 2018 at 09:53
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Gabriel, para licenças COEM o pagamento é somente uma vez, não é uma licença do tipo assinatura.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      17 de julho de 2018 at 14:22
  • Michel Reply

    Bom dia,
    Comprei um servidor, e instalei a licença de avaliação do Windows e mesmo se eu comprar essa licença COEM eu não consigo utiliza-la ?

    8 de agosto de 2018 at 11:22
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Michel.

      Depende da mídia que você instalou para a licença de avaliação, talvez você precise reinstalar utilizando a mídia da licença COEM.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de agosto de 2018 at 15:05
  • Roberto Rezende Junqueira Reply

    Bom Dia!

    Tenho há mais de cinco anos um notebook Sony Vaio, comprado da Livraria Cultura, modelo SVE 14113EBB, que veio com o Windows 7 Home Basic (OA LATAM) original instalado, com a chave de 25 caracteres inscrita numa etiqueta colada atrás do computador, bem como um código de barras.

    O notebook começou a apresentar muita lentidão e decidi formá-lo, pois sabia da ferramenta que permitia a restauração para modo de fábrica, porém a formatação não conseguia ir até o fim e decidi levar o aparelho a um técnico, que formatou o computador, porém disse não ter sido possível restaurar para modo de fábrica, pois existiam arquivos corrompidos no computador. Ele conseguiu instalar o mesmo sistema operacional que funcionou bem por cerca de quatro meses.

    O notebook começou então a ficar muito instável, não abrindo programas simples como o Word e Thunderbird, demorando muito tempo para ligar e deligar, além de outros problemas então decidir restaurar o sistema, só que a restauração demorava um certo tempo e no final não era concluída.

    Como não tenho nenhum disco com o Windows e não gerei uma imagem do sistema, mesmo que formatasse o computador não teria como reinstalar o SO.

    O que acho que aconteceu é que o técnico instalou um Windows pirata usando a chave do produto válida que passei a ele e, talvez depois das atualizações, tenha gerado algum tipo de problema, pois na opção Sistema e Segurança do Painel de Controle, onde estão as informações em relação à ativação do Windows e ID do produto aparece inscrito não disponível.

    Fiz escaneamento com três bons anti-vírus que não detectaram nada.

    Quero comprar uma licença original, se possível do Windows 7, mas como há vários tipos de licença estou em dúvida em relação a qual adquirir.

    Peço desculpas pela longa exposição da questão e agradeço imensamente se puderem elucidá-la para mim.

    Atenciosamente,

    Roberto

    1 de setembro de 2018 at 12:02
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Roberto, se você deseja a licença Windows 7, pode procurar do mesmo modelo que veio com o seu notebook (Windows 7 Home Basic), porém licenças do Windows 7 são difíceis de se encontrar, basicamente serão licenças FPP paradas em estoque de alguma empresa (há anos a Microsoft não as fabrica mais) ou licenças de contrato por volume, mas aí pelo preço não valerá a pena.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      3 de setembro de 2018 at 08:35
  • Roberto Junqueira Reply

    Caro(a) responsável pela resposta ao meu questionamento de 01/09, 12:02hs:

    Tentei responder clicando em reply da sua resposta, mas não deu certo.

    Quer dizer que no caso do Windows 7, mesmo se formatar o computador, só poderei colocar a licença FPP (e apenas se for a opção Home Basic) ou de contrato por volume?

    Estava pesquisando e ainda não encontrei nenhum tipo de Windows 7 FPP…

    Pelo que vi contrato por volume é comercializada para empresas que compram em grande quantidade, certo?

    Mesmo se mudar o HD permaneço com o problema?

    Li em um post de vocês que: “Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, tem regras de instalação e licenciamento
    muito parecidas porém a diferença é que trata-se de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto.”

    Ou seja, poderia comprar a licença do Windows 7 ESD?

    Caso afirmativo, teria que ser necessariamente igual a que veio instalada de fábrica no notebook?

    Caso fosse colocar o Windows 10, quais seriam minhas opções?

    No aguardo!

    Obrigado por enquanto,

    Roberto

    3 de setembro de 2018 at 19:49
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Sr. Roberto.

      Após a formatação você pode colocar licenças FPP ou por volume, sempre respeitando os termos de cada licença, contratos por volume são abertos para empresas e a partir de 05 licenças. Desconhecemos licenças Windows 7 do tipo ESD (download), sobre o Windows 10 (qualquer versão) recomendamos analisar a compatibilidade com o seu notebook, é comum um notebook com Windows 7 não funcionar adequadamente com Windows 10, apresentando lentidão, erro e até travamento.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      4 de setembro de 2018 at 09:51
  • Diego Reply

    Olá Equipe HFTecnologia, preciso regularizar 8 máquinas em uma empresa, que operam com Windows 7 Pro irregular. Qual a melhor saída? Hoje eles se comunicam com um servidor com Windows Server 2012 R2 Standard original.

    6 de setembro de 2018 at 11:32
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Diego.

      Utilizar licenças de volume (contrato Open) para as estações (e talvez servidor se também estiver irregular), mais CALs de acesso.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      10 de setembro de 2018 at 09:10
  • Rodrigo Reply

    olá, parabéns pelo conteúdo do site – sou totalmente leigo no assunto, agradeço se tirar uma dúvida – há sites na internet que vendem chaves originais por preços muito inferiores que no site microsoft – e com comentários de usuários satisfeitos.

    devo desconfiar? esses são os links:

    https://www.g2deal.com/review/product/list/id/1/

    https://www.ebay.com/itm/WINDOWS-10-PRO-32-64-BIT-GENUINE-LICENSE-ORIGINAL-ACTIVATION-KEY/323405717139?hash=item4b4c7b9e93:g:ljcAAOSw76xbesEx

    Obrigado!

    26 de setembro de 2018 at 16:53
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Rodrigo.

      Deve-se desconfiar de preços muito baixos, uma chave de ativação muitas vezes pode até ativar o software, porém numa fiscalização ou comprovação de legalidade, a procedência da chave deve ser garantida.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      27 de setembro de 2018 at 08:03
  • Andre Reply

    Resumindo, a Microsoft continua confundindo a cabeça do usuário final, como eu, com seus esquemas de licenciamento e nos obrigando a procurar informações pela internet fazendo com que corramos o risco de cair nas mãos de picaretas. Veja meu caso, encontrei esta explicação da hftecnologia por um golpe de sorte, dentre as milhares de possibilidades que a busca que fiz retornou cliquei nesta explicação, sorte, pura sorte mesmo. Obrigado HF

    27 de setembro de 2018 at 15:55
    • HF Tecnologia Reply

      Olá André, realmente essa questão de licenciamento não é de fácil compreensão.

      Agradecemos o feedback!

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      28 de setembro de 2018 at 10:26
  • Marcelo Reply

    Antigamente, há muito tempo atrás, nas licenças de windows 98, xp e vista, a política de legalização das licenças aceitava a venda de uma licença com uma peça, por exemplo, licença + HDD. posteriormente, no advento do windows 7 isso já não estava mais em vigor. Porém os profissionais não se atualizaram em relação às políticas da empresa, o que acaba dando nisso.

    3 de janeiro de 2019 at 10:09
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Marcelo, a questão de licenciamento Microsoft é um tanto complexa e não há muito conteúdo esclarecedor, realmente não é muito fácil manter-se atualizado no assunto.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      14 de janeiro de 2019 at 08:34
  • José Confessor Reply

    Olá, estou com problema na ativação do Windows, o antigo dono do notebook ao passa-lo para mim, formatou o HD, perdendo assim toda possibilidade de recuperação do sistema através do software do fabricante, a compra do notebook já veio com o Windows e buscando informações vi que neste tipo compra a chave de ativação vem na Bios do notebook, bastando apenas a instalação da versão correta e que ativação seria automática. No site da Microsoft através do software media creation tool, baixei todas as versões do Windows 10, porém nenhuma ativa automaticamente. Como resolver?

    13 de janeiro de 2019 at 11:06
    • HF Tecnologia Reply

      Olá José.

      Neste caso recomenda-se falar diretamente com o fabricante do notebook.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      14 de janeiro de 2019 at 08:45
  • Teófilo Fabiano Lima de Oliveira Reply

    Bom dia! Parabéns pelo serviço que prestam a todos nós.
    Fiz a compra de um PC que montei, junto a uma loja de Joinville.
    O SO que vem instalado é o Windows 10 PRO 64 Bit, Trial, 30 dias…
    Eu posso instalar o SO que comprarei na Microsoft por cima desse que vem no PC, sem correr risco de perder a chave? O SO que pretendo comprar na Microsoft é WINDOWS 10 HOME 32/64 ESD KWS – 00265 – Digital para downloado. Posso instalar por cima ou tenho que formatar para instalar?
    Por outro lado, se eu comprasse o Windows 10 PRO COEM será que a chave serviria para ativar o que vem instalado no PC?

    Obrigado desde já.

    Teófilo.

    4 de março de 2019 at 11:16
    • HF Tecnologia Reply

      Olá.

      Estranho você ter recebido um equipamento com uma versão de avaliação (trial) do Windows, desconhecemos sistemas operacionais com versão de avaliação ofertados pela Microsoft.

      Sobre comprar o Windows 10 Home 32/64 ESD, para instalar essa versão você terá que fazer uma instalação limpa.

      Sobre comprar o Windows 10 Pro COEM, licenças COEM só podem ser aplicadas em computadores sem sistema operacional, no caso desse PC ele já tem um sistema operacional instalado.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de março de 2019 at 10:28
  • Hamilton PS Reply

    Boa noite,
    Existe alguma forma de ativa um computador com windows pirata sem ter que formatar???

    14 de abril de 2019 at 23:50
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Hamilton.

      Depende de como está esse Windows pirata em questão de cracks, ativadores e até a versão (OEM, FPP, ESD, Open etc.) instalada.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de abril de 2019 at 14:47
  • Hamilton PS Reply

    Esta ativado com ativador kms!

    16 de abril de 2019 at 15:14

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.