Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?

Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?

Essa pergunta surgiu em um de nossos clientes, o fornecedor do sistema de automação comercial deles sugeriu uma licença Windows 10 Pro 64 bits COEM (SKU FQC-08932) como a forma mais acessível para regularizar um computador com 06 anos de idade que rodava Windows 7 Pro 64 bits irregular. A alegação é que essa licença, é uma novidade lançada pela Microsoft destinada a computadores usados com Windows pirata.

“É preocupante como proprietários e gestores de empresas brasileiras de qualquer porte, ainda são inocentes e frágeis quando o assunto é tecnologia…” HF Tecnologia

O que é COEM?

De fato o licenciamento COEM é algo novo no portfólio de licenças Microsoft, por isso fomos atrás de respostas:

  1. Primeiro, pesquisamos na internet em fóruns e páginas do fabricante, não encontramos nenhuma informação, nada documentado sobre isso e textos vagos e confusos fornecidos pela Microsoft.
  2. Na sequência entramos em contato com distribuidores Microsoft no Brasil, todos desconheciam tal licença.
  3. Em terceiro, sites de e-commerce como KaBuM! dizem assim: “Windows COEM só funcionará com Notebook e PCs novos sem windows, ou que nunca tenham tido Windows instalado, ou se adquirido junto a partes e peças para montagem de um computador novo.
  4. A solução foi ir direto à fonte, ligamos para a Central de Parceiros Microsoft Brasil, como parceiros certificados temos canal direto e rápido para dúvidas técnicas e comerciais.

Para nossa surpresa, esse tipo de licença foi novidade inclusive para o técnico Microsoft que nos atendeu, obrigando-o a contactar o seu supervisor para poder responder às nossas perguntas. A conclusão foi que essa licença só pode ser aplicada em equipamentos novos ou equipamentos que nunca tiveram um sistema operacional instalado (isso inclui qualquer versão de Windows, Linux ou outro S.O.), o fato dela ser COEM permite apenas que ela possa ser vendida separadamente do equipamento, podendo vir numa nota fiscal separada do equipamento, essa é a única diferença da tradicional e amplamente conhecida licença OEM, que só pode ser comercializada junto a computadores novos.

É preocupante como proprietários e gestores de empresas de qualquer porte no Brasil, ainda são inocentes e frágeis quando o assunto é tecnologia, colocando seus negócios em risco baseando decisões em conselhos e consultorias de falsos experts em TI, muitas vezes não para economizar mas sim por falta de conhecimento.

Desfecho

Ao final, aquele fornecedor do sistema, com toda confiança, ainda garantiu conseguir uma nota fiscal que tornasse o sistema totalmente legítimo, bastando inserir um item de hardware na tal nota. Não precisamos dizer que essa prática, conhecida e comum no mercado, não legaliza o equipamento que receberá a licença, permanecendo o status de sistema pirata, porém isso é assunto para um próximo post.

Se você ou sua empresa tem dúvidas sobre legalização de software, por exemplo escolher a forma mais prática e acessível, entre em contato conosco, temos experiência no assunto e será um prazer atendê-lo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, veja nossa publicação Como fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

Atualizado em 20/07/2018 às 10:16.

Referências

  1. Microsoft Windows 10 Pro 64 Bits Português FQC-08932 COEM – KaBuM!. Acessado em 16/12/2016.
  2. Guia de Compras Windows 10 – Microsoft. Acessado em 16/12/2016.

Comentários (53)

  • José Roberto Santos Reply

    José Roberto Santos

    Boa tarde, estou deveras perdido com tantas siglas para o sistema operacional. Tenho o win 10 pirata no meu note e agora resolvi comprar uma licença original, meu note só roda win 10 de 64 bits, ele foi montado para atender minhas necessidades de trabalho. Afinal que tipo de licença eu compro?

    6 de junho de 2019 at 15:25
    • HF Tecnologia Reply

      Olá José.

      A licença do tipo download ESD pode te atender.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      7 de junho de 2019 at 13:36
  • Victor Reply

    Olá parabéns pela iniciativa de informar a todos sobre o assunto de licenciamento. Gostaria de tirar uma dúvida: a compra de uma máquina nova com distribuição Linux instalada e uma licença Windows COEM para instalação em substituição a Linux torna válido esse licenciamento?

    31 de maio de 2019 at 09:58
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Victor.

      Um dos requisitos de uma licença COEM é o computador não ter sistema operacional instalado anteriormente.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      3 de junho de 2019 at 15:52
  • Hamilton PS Reply

    Esta ativado com ativador kms!

    16 de abril de 2019 at 15:14
  • Hamilton PS Reply

    Boa noite,
    Existe alguma forma de ativa um computador com windows pirata sem ter que formatar???

    14 de abril de 2019 at 23:50
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Hamilton.

      Depende de como está esse Windows pirata em questão de cracks, ativadores e até a versão (OEM, FPP, ESD, Open etc.) instalada.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      16 de abril de 2019 at 14:47
  • Teófilo Fabiano Lima de Oliveira Reply

    Bom dia! Parabéns pelo serviço que prestam a todos nós.
    Fiz a compra de um PC que montei, junto a uma loja de Joinville.
    O SO que vem instalado é o Windows 10 PRO 64 Bit, Trial, 30 dias…
    Eu posso instalar o SO que comprarei na Microsoft por cima desse que vem no PC, sem correr risco de perder a chave? O SO que pretendo comprar na Microsoft é WINDOWS 10 HOME 32/64 ESD KWS – 00265 – Digital para downloado. Posso instalar por cima ou tenho que formatar para instalar?
    Por outro lado, se eu comprasse o Windows 10 PRO COEM será que a chave serviria para ativar o que vem instalado no PC?

    Obrigado desde já.

    Teófilo.

    4 de março de 2019 at 11:16
    • HF Tecnologia Reply

      Olá.

      Estranho você ter recebido um equipamento com uma versão de avaliação (trial) do Windows, desconhecemos sistemas operacionais com versão de avaliação ofertados pela Microsoft.

      Sobre comprar o Windows 10 Home 32/64 ESD, para instalar essa versão você terá que fazer uma instalação limpa.

      Sobre comprar o Windows 10 Pro COEM, licenças COEM só podem ser aplicadas em computadores sem sistema operacional, no caso desse PC ele já tem um sistema operacional instalado.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      8 de março de 2019 at 10:28

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.