Webinar Preâmbulo sobre segurança de dados

Webinar Preâmbulo sobre segurança de dados

TI para Advocacia

Com o objetivo de estarmos sempre atualizados quando o assunto são tecnologias presentes em nossos clientes, no último dia 11 a HF participou de um webinar promovido pela Preâmbulo Informática, fornecedora do software CPJ para escritórios de advocacia, ministrado pelo consultor Elias Santiago Diniz. Na apresentação o foco foi segurança de dados, backup e tecnologia de nuvem, a seguir um resumo com os tópicos mais importantes:

“…ficamos felizes em ver que estamos alinhados com a visão de um dos grandes fornecedores de tecnologia jurídica do Brasil…” HF Tecnologia

Dados e Segurança

Primeiramente foi discutido o valor da informação, de dados do sistema jurídico a documentos e e-mails armazenados em servidores e serviços utilizados pelo escritório. Como o valor deste conteúdo é muitas vezes negligenciado por puro desconhecimento, seja do cliente ou do técnico responsável, ao final fica clara a importância da TI em conscientizar a diretoria do escritório sobre o valor dessas informações.

Na sequência falou-se de segurança digital: confidencialidade ou controle de acesso disponibilizando aos usuários somente o que é permitido a eles utilizarem; integridade ou confiabilidade das informações garantindo que os dados armazenados sejam verdadeiros e válidos; e por último disponibilidade, pois de nada adianta ter as informações mas devido a problemas técnicos (lentidão, rede, servidor reiniciando, equipamento travando etc.) as mesmas ficarem indisponíveis.

Para fechar este tema foi exposto um prático roteiro sobre riscos, benefícios e custos na implementação da segurança digital no escritório, colocando o que deve ser considerado ao desenhar uma política de segurança.

Backup e Nuvem

O tema Backup também foi exposto, falando sobre políticas de recuperação e gravação de backup, locais de backup como HD externo, fita e nuvem, tempo de recuperação e monitoramento das rotinas implantadas.

O último assunto foi nuvem, explicando o início da tecnologia até os dias atuais, os benefícios e riscos inerentes a cloud computing, funcionamento e custo de utilização, e como o CPJ pode se beneficiar da nuvem utilizando-a para backup e hospedagem do servidor (produção ou reserva).

Conclusão

Tecnologias e serviços como antivírus, backup, equipamentos de rede, atualização de software, servidores, senhas, restrição de acesso, monitoramento de hardware e software, todos de responsabilidade da TI do escritório e não da Preâmbulo, também foram mencionados. No tema segurança e acesso digital em escritórios de advocacia, ficamos felizes em ver que estamos alinhados com a visão de um dos grandes fornecedores de tecnologia jurídica do Brasil, os escritórios clientes HF podem ficar tranquilos que estão bem atendidos em TI.

A HF é especialista em TI para advocacia, clique aqui e saiba mais sobre como atuamos em escritórios jurídicos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.