Tela azul e driver incompatível com Windows 10

Tela azul e driver incompatível com Windows 10

Recentemente nos deparamos com erros de tela azul ocorrendo em 04 computadores em um dos nossos clientes, todos tinham em comum: Windows 10 Pro e placa mãe VS MCP61M com vídeo, áudio e rede onboard.

O que é um driver?

Primeiro é importante explicarmos o que é e como funciona um driver.

Driver é um componente de software (programa) que faz a ponte (ou comunicação) entre um hardware (placa de vídeo, áudio, impressora, monitor, scanner etc.) e o sistema operacional (Windows, Linux, MacOS etc.) do computador. Ele é fornecido pelo fabricante do hardware ou do sistema operacional estando disponível para alguns ou todos os sistemas.

Por exemplo, há impressoras HP que não funcionam em um Mac pois a própria HP assim como a Apple não fornecem o driver para o equipamento. Além de tudo isso, há equipamentos tão antigos cujos fabricantes não fornecem mais o driver para os sistemas mais novos, nem mesmo atualizações, tornando esses equipamentos obsoletos.

Investigação

Voltando ao nosso cliente, em busca da solução começamos utilizando o aplicativo BlueScreenView da Nirsoft, um ótimo analisador de erros de tela azul, essencial para investigar esse tipo de erro. Em três equipamentos o erro estava relacionado ao arquivo Nvlddmkm.sys, um componente utilizado por placas de vídeo da fabricante NVIDIA, tanto onboard quanto offboard, no 4º equipamento o aplicativo não conseguiu capturar informações, provavelmente o erro de tela azul não deixou informações gravadas (rastros) no disco rígido.

Tentamos algumas soluções como substituição do arquivo relacionado ao erro, desinstalação e reinstalação de outras versões do driver (mais antigas, mais novas e de outros sistemas operacionais como Windows 7 e 8.1), porém em nenhum caso o problema parou, a tela azul insistia em retornar.

Por ser uma placa antiga (a placa foi lançada anos antes do Windows 10), o fabricante pouco comprometido com o suporte (ele não fornece o driver para Windows 10) e a Microsoft também não fornecer um driver compatível, o único caminho é utilizar drivers de Windows 8.1 ou 7 para habilitar os recursos de vídeo.

É muito comum um sistema mais novo (Windows 10 por exemplo) funcionar em um equipamento mais antigo sem gerar problemas, com driver fornecido pelo fabricante ou pelo próprio Windows, ou as vezes com driver de sistemas anteriores (nesse caso Windows 8.1 ou 7), porém no caso do nosso cliente não funcionou adequadamente.

Conclusão

Tentamos todas as soluções de drivers de vídeo mas nenhuma sanou o problema da tela azul. Infelizmente o fabricante da placa mãe e do componente de vídeo não fornecem o driver para o Windows 10, e o mesmo não tem um driver compatível, por isso indicamos duas soluções:

  • Voltar para o Windows 8.1 ou 7, para os quais há driver compatível fornecido pelo fabricante.
  • Instalar uma placa de vídeo offboard com drivers para Windows 10, nesse caso não precisaria formatar ou trocar o sistema operacional.

Referências

  1. Brito, Edivaldo. Entenda o que são drivers, para que servem e como instalá-los – TechTudo. Acessado em 08/12/2017.
  2. Corrigir tela azul com erro Nvlddmkm.sys no Windows 10 – BABOO. Acessado em 07/12/2017.
  3. How to force a Windows ‘Blue Screen of Death’ – and why you might want to – Windows Central. Acessado em 08/12/2017.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.