Redundância em link de internet, supérfluo ou essencial?

Redundância em link de internet, supérfluo ou essencial?

A Vida sem Internet

No dia 07/07/2016 entre 09:00 e 14:00, clientes Copel tiveram problemas com lentidão, queda na conexão e sites sem acesso, a causa foram fibras ópticas rompidas devido a uma escavação acidental na região central de Curitiba. Uma internet considerada número 1 em velocidade e estabilidade sofreu interrupções, ocasionando problemas para alguns clientes HF, não todos, que utilizam o link fornecido pela Copel.

Dual link, load balance e failover

Temos em nosso portfólio além de empresas de setores variados muitos escritórios de advocacia, algo essencial e crítico na TI jurídica é a disponibilidade no acesso à internet. Com a implantação há alguns anos do processo eletrônico, boa parte do trâmite jurídico passou a funcionar através da internet, o advogado cumpre prazos, envia e consulta informações de processos diretamente em sites e servidores dos tribunais, isso tudo através do seu computador dentro do seu escritório, por isso é de extrema importância que o link de internet seja rápido, confiável (sem quedas) e com redundância.

Quando mencionamos “para alguns clientes HF, não todos…” no início do texto, houve um propósito, por mais que um provedor de internet (GVT, Oi, Copel, NET, Embratel etc.) prometa e cumpra boa velocidade, alta estabilidade e atendimento rápido, eles nunca irão garantir disponibilidade 100%, simplesmente porque eventos atípicos podem acontecer a qualquer momento, é aqui que entra a utilização de um segundo link de um segundo provedor de internet.

Copel confirma via Twitter o problema na internet

Copel sem internet

Com a utilização de uma solução chamada UTM, é possível disponibilizar dois links de internet para a mesma rede, propiciando maior velocidade e 100% de disponibilidade da conexão, quando a solução é bem projetada, configurada e implantada, tudo funciona de modo transparente e automático, isso é dual link, load balance e failover.

Conclusão

A HF trabalha com soluções UTM da Sophos, empresa com mais de 30 anos em tecnologia, focada em entregar uma TI segura, simples e confiável, além de soluções para link de internet, ela oferece segurança para acesso à web, WiFi, firewall, antimalware e rede.

Para empresas em que a internet é vital para o negócio recomendamos fortemente o uso de dois links distintos e gerenciados, peça ao seu fornecedor de TI uma apresentação e orçamento para a solução, se precisar de ajuda estaremos prontos para atendê-lo.

Referências

  1. Copel Telecom (@copeltelecom) – Twitter. Acessado em 13/07/2016.
  2. Mulher de 30. A vida sem internet. Acessado em 14/07/2016.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.