Porque migrar de backup em fita para nuvem

Porque migrar de backup em fita para nuvem

As tecnologias de backup evoluem com o tempo, ficando cada vez mais complexo selecionar a melhor opção. Ao implementar uma política de segurança de dados em um cliente, uma das principais perguntas é: onde armazenar os backups? Hoje, focaremos nos armazenamentos em nuvem e fita, analisando vantagens e desvantagens de cada opção.

Historicamente, a fita é utilizada há décadas nas empresas, desde o lançamento dos primeiros servidores IBM nos anos 50. Desde então ela passou em vários testes e se mostrou uma solução bastante confiável. No entanto, novas tecnologias entram em nossas vidas e agora a nuvem oferece melhores opções em termos de segurança e disponibilidade.

Por que a nuvem é melhor? Vamos dar uma olhada.

Backup Baseado em Fita

Prós:
  • Confiabilidade: como já foi mencionado acima, a fita tem sido usada como armazenamento de backup há décadas e por isso já provou ser bastante confiável.
  • Portabilidade: em certa medida é fácil transportar e pouco espaço é necessário para armazenar as fitas, porém apenas se a empresa possui poucos dados e assim poucas fitas para guardar.
  • Baixos custos: como a fita foi usada por tanto tempo, ela evoluiu junto com as empresas durante todo esse tempo, não havendo custo grande para implementação, além disso, as fitas em si não são caras.
Contras:
  • Armazenamento caro em vários sites: se alguma coisa acontecer com o local onde as fitas estão armazenadas, o backup pode ser perdido, é possível melhorar a segurança armazenando uma cópia em endereço diferente, afinal as fitas em si não são tão caras, porém pode ser muito caro transportar as fitas com segurança de um local para outro.
  • Requisitos de energia e refrigeração: para que as fitas fiquem armazenadas com segurança por anos, é necessário um ambiente controlado, onde umidade, luz solar, qualidade do ar e temperatura fiquem dentro de certos parâmetros, manter um local assim tem um custo.
  • Tecnologia antiga: a fita é uma tecnologia muito antiga e nem sempre atende a requisitos modernos de segurança, os dados podem facilmente ser corrompidos quando armazenados assim.
  • Dependência de determinados aplicativos: a fita pode ser integrada a apenas alguns aplicativos para tarefas como arquivamento de dados ou gravação direta, normalmente esses aplicativos não são escaláveis ​​e causam dependência no acesso a dados.

Backup gerenciado pela nuvem

O backup gerenciado em nuvem é uma tecnologia relativamente nova (menos de 10 anos) em comparação com a fita, mas também tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas.

Prós:
  • Não requer investimento em infraestrutura e tem baixo custo para armazenamento: ao implantar uma solução de segurança de dados em nuvem não é necessário adquirir equipamentos, além disso o custo de armazenamento é muito baixo, hoje menor que R$0,20 por gigabyte, com esse valor diminuindo anualmente.
  • Não há necessidade de fornecer segurança e transporte de fitas: isso leva a reduzir os custos também.
  • Mais fácil para buscar dados necessários: a menos que alguém da empresa categorize os dados armazenados nas fitas, será necessário muito tempo e esforço para encontrar os dados necessários quando precisar recuperá-los quando comparado com a nuvem, nossa solução de backup é intuitiva e pronta para isso.
  • Atende aos requisitos de conformidade do cliente: nossa solução permite que a empresa atenda às necessidades de órgãos reguladores (como HIPAA e GDPR) em termos de criptografia, controle de segurança e localização de dados, isso é essencial para usuários que armazenam dados médicos, informações financeiras e outros tipos de informações sensíveis sob vários regulamentos governamentais.
  • O backup de vários sites não é um problema: se uma empresa utiliza backup em nuvem, ela pode armazenar os dados dos clientes em quantos locais forem necessários, isso não é mais um problema.
Contras:
  • Largura de banda apropriada: se o acesso à internet do cliente é muito lento (por exemplo abaixo de 15 Mbps), pode-se levar várias horas para carregar um backup diário de arquivos, backups regulares de imagens de servidores podem se tornar inviável.
  • Armazenamento em local terceiro: isso pode ser uma violação de segurança dependendo da política da empresa, os dados ficam confiados em um armazenamento de terceiro (Amazon, Google, Azure etc.), por isso é importante considerar as opções de segurança detalhadamente ao optar por um backup em nuvem.

Como tomar uma decisão

Indicamos pensar nos seguintes aspectos do seu negócio para concluir sobre a mudança:

Qualquer que seja a opção selecionada, alertamos que a nuvem veio para substituir as antigas formas de backup e armazenamento de dados, mesmo a fita ainda tendo alguns benefícios.

Se você ainda utiliza backup em fita, fale com a empresa ou equipe responsável pela TI e planeje a troca. Aqui na HF temos cliente há mais de 06 anos com backup em nuvem, cuidamos de todo o processo de segurança de dados, do planejamento, passando pela implantação e pelo monitoramento, se precisar de ajuda, faça contato conosco.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.