O que é thin client?

O que é thin client?

Thin client Fujitsu

Thin client (cliente magro ou terminal burro), é um computador com configuração de hardware e software enxuta conectado em um servidor que hospeda aplicações e arquivos utilizados por ele, todo o processamento é feito pelo servidor, cabendo ao thin client apenas a exibição na tela do que é executado, há vários fabricantes no mercado, os mais conhecidos são Dell, Fujitsu e HP.

Portas HDMI, VGA, DVI, USB, Ethernet, WiFi e Áudio P2 são comuns nos equipamentos, variando de acordo com marca e modelo. Em um projeto de TI ao escolher entre computadores/notebooks convencionais e thin clients, deve-se levar em consideração principalmente o uso das estações de trabalho, aplicações que irão rodar e a exigência quanto à hardware e armazenamento. A solução thin client é ótima por exemplo em terminais de atendimento onde o único sistema que irá rodar é via browser ou conexão remota, já em um escritório de arquitetura ou engenharia dificilmente essa solução será interessante, tendo em vista a alta exigência em computação de programas gráficos como AutoCAD e outros.

Vantagens

  • Menor custo de hardware.
  • Administração, configuração e manutenção centralizada no servidor.
  • Economia em licenciamento de software.
  • Baixo consumo de energia elétrica, muito econômico.
  • Silencioso e pequenos ocupando pouco espaço.
  • Não fica defasado tecnologicamente, dispensando upgrades e substituições.

Desvantagens

  • Dependência total de um servidor para funcionamento, ficando inoperantes na ausência ou problema no computador central.
  • Rede lógica precisa estar corretamente estruturada sem oscilações ou gargalos.

A primeira estrutura de thin clients montada por nós data de 2012, foi em uma escola onde implantamos 06 thin clients mais um servidor para conexão, tudo está funcionando perfeitamente sem a necessidade de upgrade ou troca de peças durante o período. Desde então já implantamos outras estruturas e conhecemos profundamente as necessidades, limitações e aplicações da tecnologia, se tiver interesse fale com a gente.

Referências

  1. Thin client – Wikipédia. Acessado em 02/02/2017.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.