O que é DLP?

O que é DLP?

Data loss prevention

DLP significa data loss prevention, ou prevenção de perda de dados em tradução livre. Um software de prevenção de perda de dados detecta possíveis transmissões de dados confidenciais impedindo que os mesmos sejam salvos, enviados ou movidos para determinados locais (dispositivos de armazenamento como pendrives, HD externo, e-mail, armazenamento em nuvem etc.).

Em casos de vazamento de dados, informações sigilosas podem ser divulgadas a pessoas ou organizações não autorizadas por intenções maliciosas ou um erro impensado. Esses dados sensíveis incluem informações privadas ou corporativas como dados comerciais, propriedade intelectual, informações financeiras ou de pacientes, dados de cartões de crédito e outras informações. Vale lembrar que em países da Europa e Estados Unidos, há punição severa para organizações, como hospitais, em casos de exposição de dados.

Uma solução DLP pode ser de três tipos:

  • Endpoint DLP: são softwares instalados diretamente nas estações da rede, protegendo vazamentos via pendrive, HD externo, sites e programas de armazenamento como DropBox®, Google Drive®, iCloud®, OneDrive® etc.
  • Storage DLP: solução focada em dispositivos de armazenamento como servidores de arquivos, seja local ou nuvem.
  • Network DLP: filtra os pontos de saída de dados da rede interna, pode ser um software ou hardware, é a solução mais completa porém com maior custo.

DLP ainda é um assunto novo para pequenas e médias empresas, mas amplamente abordado em grandes corporações como instituições financeiras e de saúde, porém já temos clientes com 10 usuários internos e que utilizam uma solução DLP para proteger os seus dados, há boas soluções do tipo Endpoint e com custo acessível no mercado.

Elaboramos um artigo com tópicos sobre como implementar uma estratégia DLP em sua empresa, onde aprofundamos o tema e discutimos conceitos e funcionalidades importantes, confira aqui.

Estamos à disposição para maiores informações, entre em contato conosco.

Atualizado em 02/06/2017 às 11:05.

Referências

  1. DLP – Wikipédia. Acessado em 27/03/2017.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.