Malware BlueKeep atinge versões antigas do Windows
Recomendamos fortemente que todos os sistemas afetados sejam atualizados o mais rápido possível. Blog oficial Microsoft
Nos últimos anos acompanhamos alguns vírus do tipo ransomware (que criptografam dados e pedem resgate) atingirem milhões de equipamentos:
- Proteja-se contra o vírus que hoje atacou mais de 70 países 12/05/2017
- Ransomware Petya mais poderoso que o WannaCry é o vírus do momento 28/06/2017
- Urgente, novo vírus que criptografa arquivos: Bad Rabbit 25/10/2017
Nesse mês de maio, a Microsoft descobriu uma falha grave utilizada pelo malware chamado BlueKeep, através dessa falha ele consegue invadir o equipamento e se espalhar por vários computadores da rede, totalmente invisível para o usuário. A vulnerabilidade já foi corrigida através de patch de segurança baixado via Windows Update, mas alguns equipamentos não estão recebendo a atualização, necessitando o download e instalação manual nos equipamentos.
Preventivamente, estamos fazendo a atualização em todos os servidores de nossos clientes com
Essa ameaça afeta sistemas operacionais mais antigos, alguns já descontinuados Windows 7, 2008 e 2008 R2, antes da data agendada para Verificação Preventiva. Isso inclui computadores com Windows XP, Vista, Windows 7, Server 2003 e Server 2008. Por isso, preventivamente, estamos fazendo a atualização em todos os servidores de nossos clientes.
Versões mais recentes do sistema da Microsoft estão imunes ao BlueKeep, isso inclui o Windows 10, 8.1, Server 2012, Server 2016 e Server 2019.
Lembrando que a Microsoft avisa que o BlueKeep tem potencial para se espalhar pelos computadores como o WannaCry fez há dois anos, este malware usava uma falha chamada EternalBlue que já havia sido corrigida no Windows, no entanto, muitos PCs ainda estavam sem a atualização.
Referências
- A Reminder to Update Your Systems to Prevent a Worm – MSRC. Acessado em 31/05/2019.