Licenciamento por volume Microsoft

Licenciamento por volume Microsoft

Nesse post vamos explicar como funciona o licenciamento Microsoft por volume, contrato, Open ou como conhecido antigamente MOLP, o objetivo é ser prático e elucidativo aos nossos clientes leitores.

Primeiro, é importante saber que esse licenciamento é voltado para empresas e podem ser adquiridas somente em empresas Parceiras Microsoft (participantes do programa Microsoft Partner), como nós (HF é parceira Microsoft há mais de 05 anos e certificada desde 2015, veja aqui). Além disso, nessa modalidade não há produtos do mercado doméstico (home) como Windows 10 SL, Office Home & Student etc. As licenças são totalmente digitais, na maioria dos casos nem a mídia de instalação é fornecida (podendo ser baixada via site Microsoft), as chaves, ISOs de instalação e quantidade de ativações, tudo é controlado pelo painel VLSC (ou Volume Licensing Service Center).

O porquê do termo contrato

Apesar do nome ser contrato Open, as licenças adquiridas não precisam ser renovadas, podendo ser utilizadas perpetuamente ou até o final do seu ciclo de vida (exceto Software Assurance e Subscription que são modalidades específicas).

Ainda sobre o termo contrato, quando a primeira aquisição é feita exige-se o mínimo de 05 produtos, podendo ser 05 licenças Windows 10 Pro, ou 03 Windows e 02 Office, ou 02 Windows e 03 CALs de acesso etc., nessa compra um novo contrato é aberto com um período de carência de 24 meses (antes eram 12 meses) em que não se exige o mínimo de 05 licenças para novas aquisições, podendo por exemplo adquirir apenas 01 licença Windows adicional, sendo o contrato automaticamente renovado por mais 24 meses nessas próximas compras. Porém é importante saber que se nenhuma compra ocorrer durante 24 meses, o contrato é automaticamente encerrado, obrigando a abertura de um novo contrato se novas licenças precisarem ser compradas.

Organização e inventário

Um dos grandes benefícios desse tipo de licenciamento é a praticidade para inventariar, ela é a única que fornece apenas uma chave de ativação para o produto adquirido, independente da quantidade comprada. Por exemplo, se a empresa comprou 30 licenças Windows 10 Pro para regularizar 20 desktops Windows 7 Pro, 06 Windows 8.1 Pro e 04 Windows 10 Pro, serão fornecidas uma chave para Windows 10 Pro, 01 para 8.1 Pro e outra para 7 Pro, apenas três chaves que serão utilizadas nos 30 equipamentos.

Agora pense na mesma situação de 30 equipamentos e a empresa mal assessorada adquire licenças do tipo ESD (download) ou FPP (caixinha), infelizmente ela será obrigada a:

  1. Guardar todas as embalagens (FPP) ou e-mails (ESD) das 30 licenças adquiridas.
  2. Identificar em qual equipamento está cada licença instalada.
  3. Não instalar a mesma licença ao mesmo tempo no mesmo equipamento, sob risco de gerar erro de ativação no produto.

É muito mais fácil, prático e barato, gerir licenças do tipo Open.

Financiamento

Para projetos que atualmente excedam R$10.000,00, ou pelo menos 16 licenças Windows 10 Pro, a Microsoft facilita o pagamento permitindo parcelamento em até 12 vezes, facilitando a negociação entre parceiros Microsoft como a HF e empresas que desejam regularizar seus equipamentos.

Melhor opção para regularização

Esse tipo de licença tem uma vantagem muito importante, ela possibilita o downgrade, com esse recurso uma licença do Windows 10 Pro permite a instalação do Windows 8.1 Pro e 7 Pro, é possível voltar até 02 versões do produto adquirido, o mesmo vale para a suíte Office. Com os outros tipos de licenciamento é praxe a Microsoft retirar do mercado licenças de versões passadas, é por isso que por exemplo hoje com o Windows 10 como última versão do sistema operacional para notebooks e desktops, é difícil encontrar licenças Windows 8.1 e ainda mais Windows 7 para compra.

Dessa maneira, para computadores com Windows ou Office pirata e que precisam ser regularizados, as licenças Open são a melhor opção, pense em uma rede pequena de 30 computadores com Windows 7 e 8.1 todos irregulares, é muito mais prático fazer uma regularização que não obrigue a troca do sistema, o que envolveria reinstalação de aplicativos, backup e reconfiguração, com certeza no mínimo 02 horas de downtime por equipamento.

Além disso, instituições de ensino como faculdades e escolas, tem acesso a essas licenças na modalidade ACADEMY, já órgãos do governo tem acesso a linha GOVERNMENT, são produtos com até 70% de desconto referente ao similar do tipo FPP.

Esperamos ter sido claros e estamos à disposição para tirar dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar ou até deixar um comentário abaixo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, veja nossa publicação Como fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

Atualizado em 20/07/2018 às 10:16.

Referências

  1. Microsoft Volume Licensing – How Volume Licensing Works – Microsoft. Acessado em 31/07/2017.

Comentários (7)

  • Alexandre Borgmann Reply

    Em relação a licenças ESD do Windows, estou pesquisando e vi diversos sites que dizem vender apenas softwares legais, porém desconfio do preço cobrado que é muito inferior ao cobrado pela Microsoft. Ex. Windows 10 por R$ 94,90.
    Como saber se esses softwares são realmente legais? O site diz que a ativação é on-line. Se ativar on-line quer dizer que é original?

    14 de agosto de 2018 at 09:53
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Alexandre.

      Recomendamos sempre desconfiar de grandes diferenças de preço, não basta ativar para ser original. A empresa que vendeu a licença deve garantir a procedência da licença, a mesma deve ser genuína, apenas a nota fiscal não basta.

      No caso de uma licença não genuína, é muito comum a mesma ativar e depois de alguns dias ou semanas perder a ativação.

      Temos um post que fala sobre licenças ESD: Entenda sobre licenças ESD, FPP e OEM Microsoft.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      15 de agosto de 2018 at 08:17
  • Alexandre Reply

    Ou seja, compre sempre na loja do fabricante. Caso contrário posso ser responsabilizado por ter sido enganado. Mesmo o vendedor me garantido que a cópia é original.

    15 de agosto de 2018 at 12:09
  • Rodrigo Reply

    Bom dia,

    Se eu tenho licenças/Contrato ( OPEN ) do Windows 8 eu posso usa-las no Windows 8.1? ( Ex: tenho 50 maquinas Windows 8.1 mas 30 Licenças Windows 8.1 e 20 Licenças Windows 8 )?

    9 de novembro de 2018 at 07:57
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Rodrigo.

      Não temos essa informação exata, precisaríamos ter acesso ao contrato Open, mas é provável que não, já que são versões do Windows diferentes.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      13 de novembro de 2018 at 17:09
  • João Arthur Siqueira da Silva Costa Reply

    Bom dia!

    Sou cartorário do interior de Minas Gerais…

    Tenho a intenção de regularizar 8 máquinas…

    Preciso de adquirir 8 licenças do Windows 10 pro e 8 licenças do Office que possam ser usadas para a finalidade comercial e que sejam transferíveis para outras máquinas… ou seja, que permite a transferência da licença quando houver aquisição e substituição de máquinas antigas por novas…

    Pelo que entendi, devo adquirir licenças OPEN – por volume – para órgão público – já que cartório é equiparado a órgão público… não é isso?

    Eu tenho como parcelar o valor das licenças?

    Como eu faço para obter um orçamento?

    Att.

    18 de dezembro de 2018 at 06:56
    • HF Tecnologia Reply

      Olá João.

      Os preços são diferenciados para instituições de ensino e órgãos do governo, não saberíamos dizer com exatidão se um cartório enquadra-se como órgão público.

      Sobre o parcelamento, a Microsoft oferece financiamento direto mas isso não é permanente, depende da época e do montante financeiro do projeto, a empresa que irá vender as licenças também pode parcelar.

      O ideal é você verificar direto com uma empresa parceira para obter um orçamento, não comercializamos no varejo ou fazemos cotações de licenças Microsoft, orçamento e venda são exclusivos para clientes com contrato ou para clientes em que elaboramos um projeto sobre a estrutura e necessidades dele.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      19 de dezembro de 2018 at 15:37

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.