Estratégia de Backup 3-2-1

Estratégia de Backup 3-2-1

Essa estratégia é uma abordagem para aumentar a resiliência crucial de dados de uma empresa em caso todo tipo de desastre. A chave é manter várias cópias de backup de dados, espalhadas por sites de armazenamento separados. Esta estratégia ajuda a cobrir necessidades como guardar dados importante seguindo regras impostas por órgãos reguladores, por exemplo hospitais.

Neste artigo, vamos analisar os pontos-chave da estratégia de backup “3-2-1” e como conseguimos simplificar a implementação.

A Estratégia

A estratégia de backup, conhecida como “regra de backup 3-2-1”, pode ajudar a salvar seus dados em caso de desastres, erros humanos ou ações de intrusos. A regra afirma que você precisa:

  1. Ter pelo menos três cópias de backup separadas sem influência uma sobre a outra.
  2. Essas cópias são armazenadas em dois dispositivos fisicamente independentes sem sincronização de dados cruzados, nem acesso de qualquer tipo. Ex.: uma cópia colocada em um disco rígido interno e a segunda armazenada em uma unidade HD externo.
  3. Pelo menos uma cópia de dados deve ser colocada fora do centro de dados primário ou do escritório, evitando assim desastres como incêndio, inundações ou outras circunstâncias de força maior. Com a nuvem temos soluções de armazenamento geo-redundantes mais baratas e eficientes.

Seguindo essa estratégia, além de salvar dados cruciais, você irá garantir a conformidade com órgãos reguladores e padrões de segurança do setor aplicados à sua empresa. Por exemplo, a Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde utilizada nos Estados Unidos (HIPAA) afirma que todas as organizações médicas, de seguros e financeiras que trabalham com dados de clientes privados devem armazenar todos os arquivos de dados eletrônicos por pelo menos seis anos, a partir do último acesso a esses dados. Seis anos é tempo suficiente para evitar a ocorrência de acidentes.

Além disso, a HIPAA exige que as organizações tenham um plano de contingência detalhado, incluindo as seguintes ações e processos:

  1. Análise abrangente do risco de desastres.
  2. Ter um plano de backup para dados aplicados.
  3. Criptografia forte desses dados.
  4. Precauções de segurança de dados, em caso de desastre, de qualquer tipo.
  5. Utilizar procedimentos de controle de modificação de dados para garantir a autenticidade.
  6. Implementar processos de recuperação de dados de emergência.

Saiba que a implementação da estratégia de backup 3-2-1 não precisa ser dispendiosa ou excessiva, por isso ela é útil para organizações de qualquer tamanho, desde que estejam preocupadas com a segurança crucial dos dados. Empresas maiores podem alugar ou construir um centro de dados separado, com armazenamento de hardware caro e contratar administradores de sistema adicionais para suportá-lo, já as pequenas e médias podem utilizar serviços em nuvem com preços flexíveis, tendo um armazenamento de dados altamente resiliente por um preço acessível.

Nossa solução

Nosso software de backup suporta totalmente a estratégia de backup 3-2-1, permitindo que os dados sejam armazenados localmente e na nuvem. O recurso é chamado de Backup híbrido e inclui:

  1. Preparação da cópia de backup local (podendo incluir compactação e criptografia).
  2. Upload da referida cópia para o armazenamento em nuvem da escolha do usuário. Esta etapa permite ignorar a execução de um trabalho de backup adicional na máquina de origem, economizando assim o desempenho e a largura de banda da rede local. Para melhorar ainda mais as horas de upload, é possível também otimizar a transferência de dados adicionais.

Ao escolher sua própria implementação da estratégia de backup 3-2-1, tenha em mente que os provedores de armazenamento de nuvem mais populares (a HF utiliza o Microsoft Azure) possuem arquitetura geo-distribuída mantendo os dados salvos mesmo após grandes desastres naturais.

Quando o cliente possui um data center, há muitas contas a pagar devido a uma pesada estrutura a ser mantida. Já quando os dados são armazenados em nuvem, o custo é apenas do tamanho armazenado, economizando dinheiro, eliminando dores de cabeça e permitindo facilmente aumentar o tamanho (escalar).

 

Conclusão

Ao seguir a estratégia de backup 3-2-1, as empresas podem garantir que seus dados serão salvos em qualquer situação afetada negativamente. Desenvolvido especialmente para infraestruturas orientadas para a nuvem, nossa solução suporta totalmente a estratégia 3-2-1, permitindo configurar locais de armazenamento locais e externos, tudo em um plano de backup.

Entre em contato conosco ou escreve um comentário abaixo, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Referências

  1. Backup Strategies: Why the 3-2-1 Backup Strategy is the Best – Backblaze. Acessado em 25/08/2017.
  2. Best Practice for avoiding Data Loss – In depth and practical guide to television production – eyefish.tv. Acessado em 25/08/2017.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.