Cuidado com o golpe do boleto de registro de domínio!

Cuidado com o golpe do boleto de registro de domínio!

Domínios

Todos os anos alguns de nossos clientes entram em contato conosco relatando o recebimento de boletos referentes ao pagamento do domínio da empresa. Esses boletos normalmente são da Caixa Econômica Federal e tentam de toda maneira confundir o destinatário, normalmente proprietário da empresa. A seguir vamos expor maiores detalhes sobre esse golpe, aplicado desde 2006 e infelizmente funcionando a pleno vapor.

“A nossa recomendação é sempre conversar com o seu consultor de TI, em último caso vale entrar em contato diretamente com o Registro.BR…” HF Tecnologia

Os domínios brasileiros (com.br, adv.br, eng.br, arq.br etc.) são geridos por um departamento do NIC.br conhecido como Registro.br, eles cuidam das atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Um domínio é propriedade de uma empresa, entidade ou pessoa física, e precisa ser renovado anualmente através do pagamento de uma taxa, podendo inclusive renovar para vários anos de uma só vez. O processo de renovação é tratado via e-mail e site do Registro.br com o contato financeiro do domínio.

Como já dissemos, os boletos falsos normalmente vem com a logo da Caixa Econômica Federal, além disso são valores baixos em torno de R$100,00, em alguns casos há menção ao domínio verdadeiro da sua empresa e na maioria há uma indicação sutil dizendo que o pagamento é opcional ou que se trata de uma proposta, sempre desconfie caso o boleto tenha uma dessas características, a seguir um exemplo de um boleto falso recebido por um de nossos clientes:

Boleto Falso Registro

Os nomes utilizados pelos golpistas são vários, abaixo alguns que já tivemos conhecimento:

  • RegistroBrasil.com
  • Registro.Brasil
  • Registro.bs
  • Host.inf.br
  • Registrar.br.com
  • Nicregistro.com
  • br.registro.com

O que fazer?

Em alguns casos, a renovação do domínio é responsabilidade do provedor, aquela empresa que hospeda o site e os e-mails do seu domínio, como há provedores que ainda adotam essa política de renovação – enviando carta e boleto via correio – recomenda-se entrar em contato diretamente com eles para verificar a autenticidade do boleto recebido.

Indicamos sempre aos nossos clientes cadastrar a HF como contato administrativo do domínio, assim eles ficam tranquilos quanto a administração e renovação do domínio utilizado.

A nossa recomendação é sempre conversar com o seu consultor de TI, em último caso vale contato direto com o Registro.br, mencionar os dados do boleto e tirar a dúvida. Mas fica a dica, o Registro.BR não envia cartas ou boletos impressos para os proprietários dos domínios, a renovação e pagamento é sempre eletrônica.

Como entrar em contato com o Registro.br

Cobrança: pagamento@registro.br
Procedimentos administrativos: doc@registro.br
+55 (11) 5509-3500
+55 (11) 5509-3501 (Fax)

Referências

  1. Registro.br. Boletos maliciosos. Acessado em 18/07/2016.
  2. Codificar. O Golpe do Boleto Falso, Registro de Domínio – REGISTRO.BRASIL.COM. Acessado em 17/07/2016.
  3. Rossetto, Juliano. Atenção com boletos falsos br.registro.com – Golpe na internet. Acessado em 17/07/2016.
  4. HLQ – Agência Digital. Golpe do Registro.Brasil – Boleto Falso de Registro de Domínio. Acessado em 18/07/2016.

Comentários (2)

  • Marcos de Jesus Reply

    Acabamos de receber um boleto do Banco do Brasil da Registros de Dominios.org. Diante do que vocês alertam, certamente, deve ser mais um golpe, certo?

    15 de março de 2019 at 09:07
    • HF Tecnologia Reply

      Olá Marcos.

      O Registro.br (entidade responsável pelo registro de domínios .BR) não envia cartas/correspondências, leita atentamente o conteúdo do boleto, normalmente você está pagando por uma hospedagem e não registro de domínio.

      Atenciosamente,
      Equipe HF Tecnologia

      20 de março de 2019 at 17:53

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.