Continuidade e segurança em e-mail (Parte 3)

Continuidade e segurança em e-mail (Parte 3)

Comunique-se com o mundo via e-mail

Este é o terceiro e último post da série em que tratamos da continuidade e segurança do serviço de e-mail, se você não leu o primeiro ou segundo sugerimos dar uma olhada: Continuidade e segurança em e-mail (Parte 1)Continuidade e segurança em e-mail (Parte 2).

“Servidores de e-mail internos podem ser aposentados.” HF Tecnologia

Benefícios de um serviço hospedado de continuidade de e-mail

Um serviço hospedado de continuidade de e-mail com funcionalidade de correio integrada fornece às empresas inúmeros benefícios, incluindo:

  1. Não é preciso investir em novo hardware ou novos sistemas, tudo roda na nuvem.
  2. Servidores de e-mail internos podem ser aposentados.
  3. A continuidade é automática e imediata, não exigindo uma ação da equipe de TI quando ocorrer uma falha.
  4. Os funcionários podem continuar a trabalhar, acessando e-mails e respondendo a eles.
  5. Não há perda de e-mails.
  6. Empresas que precisam manter cópias de e-mails não terão problemas de conformidade ou regulamentação.

Portanto, em qualquer circunstância, de uma atualização planejada e rápida do serviço de e-mail a uma grande pane de rede causada por um desastre natural, a organização pode manter um alto nível de continuidade de negócios com o mínimo de esforço.

O que procurar em um serviço hospedado de continuidade de e-mail

As empresas que buscam um serviço hospedado de continuidade de e-mail devem considerar:

  1. O valor do investimento necessário; uma boa solução exige um mínimo de despesas e tempo para ser configurada.
  2. O acordo de nível de serviço apresentado pelo fornecedor.
  3. O trabalho contínuo necessário para a equipe de TI da organização e se o serviço de continuidade precisará ser ativado quando ocorrer uma falha.
  4. O nível de suporte oferecido pelo provedor do serviço. Horas de disponibilidade, suporte por telefone ou por e-mail, nível de especialização, etc.
  5. Facilidade de uso. O grau de simplicidade da solução para os funcionários, em especial para aqueles com conhecimentos de TI mínimos.
  6. Modelo de preços. O custo da continuidade deve ser razoavelmente inferior ao custo da infraestrutura de correio e não deve ter o risco de taxas ocultas.
  7. Infraestrutura distribuída. Certifique-se de que as mensagens sejam armazenadas de maneira confiável e geograficamente distribuída, para que o fornecedor possa oferecer um serviço de continuidade extremamente confiável.

Conclusão

Como o e-mail é uma ferramenta essencial para a comunicação, as organizações não podem se arriscar a enfrentar períodos de inatividade. É por esse motivo que as organizações precisam considerar seriamente um serviço de continuidade de e-mail, um serviço que garanta atividade 24/7 e que forneça tranquilidade no caso de falhas do sistema, atualizações agendadas de servidor de correio ou rede ou desastres naturais que impeçam o acesso ao local de trabalho.

A HF trabalha com a solução Microsoft Exchange Online integrante do pacote Office 365, trata-se de um serviço de e-mail baseado em nuvem, hospedado em servidores da Microsoft. A utilização é igual ao Outlook do pacote Office, porém com inúmeras vantagens frente a e-mails comuns (Hotmail, Gmail, Yahoo, Terra, UOL, Onda etc.), entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais essa solução.

Atualizado em 24/08/2016 às 14:39.