Como restringir o uso de computadores em certos horários

Como restringir o uso de computadores em certos horários

Algo muito comum em nosso dia-a-dia de TI é algum de nossos clientes pedir para restringir (bloquear) o uso do computador de colaboradores em determinados horários. Por exemplo, durante o horário de almoço da empresa alguns clientes pedem para que seus colaboradores sejam impedidos de usar os computadores, evitando assim caracterização de trabalho fora do expediente, gerando horas extras desnecessárias e em casos mais extremos, até ações trabalhistas.

Como funciona

No post de hoje nosso objetivo não é explicar tecnicamente como implementar (how to), mas sim expor as possibilidades de configurações:

  1. Primeiro é necessário um servidor Windows Server controlador de domínio (AD – Active Directory) gerindo a rede de computadores, isso nos leva obrigatoriamente ao segundo requisito.
  2. Estações com Windows Home Basic, Home Premium e SL não permitem o uso desse recurso, simplesmente por não poderem ingressar em uma rede com domínio, apenas sistemas operacionais de uso corporativo como Windows Professional e Enterprise vem com esse recurso.
  3. Sobre a programação do período em que o equipamento ficará bloqueado, é possível iniciar e terminar apenas em horas cheias, 11:00, 12:00, 13:00 e assim por diante, não dá para fazer um bloqueio entre 12:00 e 13:15 por exemplo, teria que ser entre 12:00 e 13:00.
  4. O bloqueio da estação pode ser manual através do próprio usuário ou automático via servidor, nesse caso um comando é enviado para bloquear a sessão na estação, podendo ser agendado em qualquer horário. Quando a sessão é bloqueada o usuário precisa redigitar a senha para entrar, porém se estiver dentro do período de bloqueio (item 03 acima) ele não conseguirá entrar.
  5. Também é possível ativar o bloqueio do computador após um tempo de inatividade (sem uso).
  6. Pode ser feito apenas para alguns equipamentos da rede, não é algo que precisa ser implantado em todas as estações.
  7. Indica-se restringir as permissões do usuário sobre o seu computador (retirar privilégios administrativos), afim de evitar que esse usuário interfira no funcionamento das configurações implantadas.

Somos experts em Windows Server e redes em domínio AD, 10 anos de experiência em implantação e gerenciamento de servidores e redes. Consulte um dos nossos especialistas em TI hoje mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.

Atualizado em 27/09/2017 às 08:41.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.