Como funciona o registro de domínios

Como funciona o registro de domínios

Domínios e subdomínios

Conceito de domínio

Domínios ou endereços de internet são nomes utilizados para identificar computadores, servidores e sites acessados via web, eles contém no final notações conhecidas como domínio de topo (.br, uk. ar, .fr, .jp, .net, .com, .gov, .org etc.) ou domínio de primeiro nível (.com.br, .gov.br, .org.br, .adv.br, .co.uk, .co.jp etc.), dependendo do tipo do conteúdo e do país hospedado, para entender mais sobre notações de domínios recomendamos os dois primeiros itens na lista de Referências ao final deste post.

Processo de registro

O registro de um domínio é feito sempre em nome de uma entidade responsável (pessoa, empresa ou organização) que será a proprietária (ou titular) daquele domínio, no Brasil especificamente precisa-se de um CPF ou CNPJ.

Tanto para domínios brasileiros quanto internacionais, para administração, gerência e suporte técnico do domínio há níveis de permissão de acesso, aqui no Brasil há 04 níveis que podem ser atribuídos a terceiros (pessoa ou empresa):

  • c-titular: é a entidade com permissão para qualquer alteração, exceto de propriedade do domínio, para trocar a propriedade de um domínio, o processo chama-se “transferência” e é feito via documento registrado em cartório.
  • c-admin: responsável pela administração do domínio, pode alterar vários itens, exceto titularidade e a entidade selecionada como “c-titular”.
  • c-técnico: responsável apenas por alterações técnicas no domínio, como apontamentos e registros DNS, não permite alterar as entidades selecionadas nos níveis de permissão.
  • c-cobrança: responsável pela renovação (pagamento) da anuidade do domínio e também não permite alterar as entidades selecionadas nos níveis de permissão.

Para verificar as informações acima de um domínio brasileiro incluindo o proprietário de um domínio, acesse https://registro.br/cgi-bin/whois/, preencha o domínio e clique no botão Consultar, no quadro abaixo terão as informações sobre o domínio, se ele está registrado, para quem está registrado e a data de expiração, se o domínio estiver livre o próprio site já oferece a opção de registro.

Para consultar um domínio internacional e fazer o registro do mesmo, recomendamos o serviço GoDaddy. Basta acessar o site e utilizar a barra de pesquisa “PESQUISAR DOMÍNIO” no topo da página, quando o domínio já está registrado o serviço dá sugestões com outras opções (.NET, .CO etc.), ou as vezes o caminho para adquirir aquele endereço de quem já o registrou.

É comum a utilização da entidade dos fornecedores de TI (provedores, webdesigners, empresas de suporte em TI etc.) na configuração dos domínios, porém o proprietário deve sempre estar corretamente identificado. Isso acontece pois qualquer intervenção é feita diretamente no Registro.BR e requer bastante conhecimento técnico, além de que o registro do domínio é feito normalmente por pessoas ou empresas com um conhecimento mínimo de internet, porém vale lembrar: é importante que o titular esteja corretamente identificado, para evitar problemas legais e de propriedade.

Veja também esse vídeo (clique aqui) sobre como registrar um domínio .br junto ao Registro.BR.

A HF, com o foco de ser o contato central em TI de seus clientes, orienta, auxilia e realiza o processo de migração de entidades, titularidade e registro de domínios, com a segurança e o conhecimento necessários para a melhor execução.

Leia também: Provedores e hospedagem para fácil compreensão.

Atualizado em 10/08/2018 às 10:31.

Referências

  1. Lista de TLDs – Wikipédia. Acessado em 30/08/2016.
  2. .br – Wikipédia. Acessado em 30/08/2016.
  3. Ajuda – Registro.br. Acessado em 31/08/2016.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.