Backup gratuito do Google G Suite

Backup gratuito do Google G Suite

O Google G Suite (antes conhecido como “Google Apps”) contém uma ampla gama de ferramentas comerciais utilizadas no dia-a-dia, permitindo que mover a maioria das atividades para a nuvem. Neste artigo, vamos analisar as práticas básicas de backup do G Suite e responder à pergunta “Você já precisou fazer um backup de dados baseados em nuvem?”

Serviços do G Suite

O Google permite criar um local de trabalho personalizável com colaboração fácil e gerenciamento centralizado de acesso a dados. Os dados baseados na nuvem são armazenados em muitos data centers do Google, diminuindo assim o risco de desastres. O G Suite também oferece suporte a um mecanismo de controle de versão para armazenamento de arquivos e possui caixas de correio do Gmail quase ilimitadas.

Isso significa que pode-se reverter quaisquer alterações feitas em um documento ou arquivo de trabalho, por um período de 30 dias. Se falamos de e-mail, praticamente todos os e-mails podem ser salvos, sem necessidade de limpar periodicamente a caixa de correio.

Esses recursos protegem os dados contra a maioria dos erros humanos, mas não protegem dados excluídos intencionalmente. O principal mecanismo de restauração é a “Lixeira”, limitada em dias de armazenamento podendo ser esvaziada por um usuário sem nenhuma maneira de recuperar os dados (o usuário pode simplesmente achar que esses dados não são mais necessários). O mecanismo de versionamento de arquivos também possui um histórico limitado.

Por que precisa-se backup da conta do Google?

O backup de documentos baseados em nuvem permite recuperar um arquivo, mesmo que tenha sido excluído de todos os locais, incluindo a Lixeira. Além disso deve-se pensar também nos requisitos de arquivamento de dados, geralmente são implícitos por organizações reguladoras. É por isso que sugerimos a implementação de estratégias adicionais de backup da conta do Google .

Pode-se realizar o backup e a restauração do G Suite usando alguns mecanismos integrados básicos e uma ampla variedade de ferramentas de terceiros:

  • O Google Takeout é um serviço básico que permite criar um arquivo dos dados selecionados do G Suite. Usando esse serviço, você pode criar manualmente uma cópia de dados completa ou até mesmo preparar seus arquivos para migração para outra nuvem.
  • Os aplicativos clientes instalados na sua área de trabalho também permitem que você baixe os dados necessários para as necessidades de proteção ou arquivamento – por exemplo, o Microsoft Outlook permite criar um arquivo de mensagens offline.
  • Ferramentas externas e APIs, o Google Vault foi projetado para as necessidades de arquivamento, mas pode-se utilizá-lo para backup de dados com habilidades básicas. Há também uma ampla variedade de ferramentas de backup baseadas em nuvem para o G Suite.

Como proteger o G Suite gratuitamente

Existem algumas ferramentas que podem reforçar a segurança dos dados e sem custo adicional. Analisaremos brevemente essas abordagens para e-mails e arquivos baseados em disco do Google, pois, na maioria dos casos, são os recursos mais utilizados e mais importantes.

A maneira mais simples de criar uma cópia dos e-mails é conectar o aplicativo cliente de e-mail usando o protocolo IMAP. Por exemplo, o Microsoft Outlook salva e-mails em arquivos PST que podem ser copiados para outra nuvem, unidade externa ou armazenamento de rede. Mas uma maneira mais precisa é configurar adicionalmente o arquivamento de mensagens, para que o cliente de e-mail mova mensagens antigas para um arquivo separado com base em um agendamento.

Documentos, tabelas, apresentações etc. são armazenados como arquivos comuns no Google Drive. Assim, é fácil instalar o cliente da área de trabalho do Google Drive e obter o espelho da pasta de trabalho no disco rígido físico. Esses dados podem ser copiados por software de terceiros para armazenamento externo.

Resumo e melhor solução

O G Suite permite mover a maioria das atividades comerciais para a nuvem, mas deve-se pensar em uma camada adicional de proteção de dados. Você pode usar recursos para proteger basicamente os dados do G Suite, mas elas são limitadas por recursos e exigem que você configure manualmente qualquer aspecto de backup.

Nossa solução de backup permite armazenar o backup de e-mails, documentos, contatos e agenda em um armazenamento em nuvem separado de sua escolha por qualquer período desejado, tudo transparente e fácil para o usuário, automaticamente e gerenciado por nós.

Se você tiver dúvidas, não hesite em nos contactar.