Backup em nuvem para pequenos e médios negócios

Backup em nuvem para pequenos e médios negócios

Mesmo que cada vez mais e mais clientes migrem para a nuvem, ainda há aqueles por falta de conhecimento e experiência nutrem uma grande desconfiança e desacreditam na tecnologia.

Queremos com o artigo de hoje discutir três equívocos muito comuns sobre backup em nuvem cometidos por usuários finais e principalmente proprietários de pequenos e médios negócios, vamos mostrar como eles estão fundamentalmente incorretos.

#1 – A nuvem é muito cara

Por ser algo novo para muitos usuários, é normal acreditar que os serviços na nuvem são caros.

Quando o cliente insiste em comprar um servidor adicional para armazenar backups, o problema se resume a uma questão matemática. O preço de um servidor médio acrescido de todos os custos adicionais, como gastos com eletricidade, manutenção, segurança e mão-de-obra para configuração, é geralmente muito maior do que o custo de um espaço em um provedor de armazenamento de dados em nuvem.

Também é importante considerar todas as perdas que podem ocorrer devido a um desastre natural ou falha de hardware. Todos os dados no novo servidor podem ser perdidos inesperadamente, sem a possibilidade de recuperação.

Escolher a solução de backup correta é crucial, normalmente softwares de backup em nuvem são caros, a nossa solução é uma ótima opção, com excelente custo benefício.

#2 – A nuvem não é segura

Esse equívoco se origina da falta de conhecimento também, como o usuário não pode controlar o armazenamento externo, ele pode temer que possa ser infectado por um vírus, acessado por hackers, destruído pelo fogo e assim por diante.

Claro, acidentes acontecem e todas essas coisas podem ocorrer. Mas as chances são muito menores quando utilizam-se fornecedores confiáveis, as empresas que vendem armazenamento em nuvem tem seus centros de dados constantemente protegidos e regidos por acordos SLA, se os dados são perdidos, eles perdem clientes e dinheiro, juntamente com a confiança e sua reputação.

Uma das camadas extras de segurança que a nuvem pode fornecer, está a criptografia dos dados antes do envio, nossa solução oferece os algoritmos de criptografia mais seguros (como o AES-256).

#3 – Colocando muita confiança na nuvem

Em vez de desconfiar da nuvem, o oposto com os clientes também pode ser verdade. As vezes ao convencermos um cliente sobre as vantagens do backup na nuvem, eles podem estar tão ansiosos para usá-lo que acabam negligenciando outras práticas de segurança.

Embora o serviço de backup na nuvem ajudar a proteger seus dados, ele não estará ativo se o acesso à internet estiver offline. Para poder restaurar qualquer coisa da nuvem, o acesso online é necessário. E, embora os data centers em nuvem estejam bem protegidos, eles ainda podem sofrer interrupções.

A melhor maneira de resolver esse problema é fazer o backup híbrido e seguir uma estratégia de backup 3-2-1 para poder restaurar em qualquer situação.

Esperamos com essa publicação esclarecer alguns aspectos do backup em nuvem e poder convencê-lo que essa é uma ótima opção. A HF conta com soluções de backup para servidores, e-mail e estações, faça contato conosco.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.