Atualizar ou não para o Windows 10?

Atualizar ou não para o Windows 10?

Atualização Gratuita Windows 10

Neste período de oferta da atualização gratuita do Windows 10, muitos clientes entraram em contato conosco com a dúvida se deveriam ou não atualizar para o Windows 10, oferecido gratuitamente pela Microsoft para equipamentos com qualquer versão original do Windows 7 ou 8. Pois bem, a nossa resposta é que depende de cada caso, porém na maioria das vezes a indicação será não atualizar, a seguir vamos explicar o porquê.

Primeiro, é importante deixar claro que a decisão final pela atualização é sempre do cliente, o papel da HF é sempre orientar de maneira consultiva o melhor caminho. Para casos em que o cliente optar pela atualização, mesmo quando não indicada, aplicaremos e acompanharemos todo o processo, garantindo a desinstalação e downgrade para a versão anterior quando o novo Windows não agradar ou não funcionar corretamente.

“Recomenda-se a atualização apenas para equipamentos novos com usuários que utilizam programas básicos no equipamento e que queiram conhecer o novo Windows, nos demais casos é indicado permanecer com o Windows atual.” HF Tecnologia

Começando com as vantagens e necessidades que indicam a atualização:

  • Experiência de um sistema mais novo e diferente: o Windows 10 mudou em relação ao 7 e 8, tem menus, janelas e funções mais bonitas e modernas, se o usuário deseja muito conhecer a última versão do Windows, vale atualizar.
  • O Windows 10 obtido na atualização é legal, original e genuíno.
  • Após instalada a atualização, em até 30 dias ainda é possível voltar a versão anterior.
  • Para equipamentos novos com até 01 ano de uso, com uso simples de e-mail, redes sociais, pacote Office e sites básicos de internet, a atualização normalmente não gera problemas e é até indicada.

Agora, os argumentos que não indicam a atualização:

  • Em casos pós-atualização observa-se problemas de lentidão, tela preta e travamentos aleatórios no sistema, em alguns casos mesmo com instalações limpas do Windows 10 os problemas persistem, a causa normalmente é conflito entre hardware e software.
  • Ausência de drivers certificados e testados para Windows 10, drivers são programas necessários para o funcionamento de dispositivos como vídeo, áudio, WiFi, USB etc. dentro do sistema operacional, se um driver não foi testado para Windows 10, ele pode não funcionar corretamente.
  • Diversos programas e sites incompatíveis com o novo Windows, este problema ocorre principalmente em sistemas que exigem certificado digital como bancos e tribunais, ambos apresentam instabilidade no funcionamento.
  • Travamento do menu iniciar do Windows, problema comum que atinge até 10% das atualizações, há casos em que a única solução é a formatação e reconfiguração completa do sistema, retornando ao Windows anterior.
  • A atualização fica vinculada ao equipamento onde foi instalada, não podendo ser aproveitada em um novo equipamento.
  • Prazo máximo de 30 dias para regressar a versão anterior, passado este período a única solução é a formatação e reconfiguração completa do Windows original, implicando em backup de dados e reinstalação de programas.

Há 02 mitos que, se considerados verdadeiros, podem erroneamente indicar a atualização do Windows, atenção e cuidado:

Mito 1. As versões 7 e 8/8.1 do Windows perderão suporte e deixarão de ser atualizadas rapidamente

As atualizações da família Windows que devemos focar são as atualizações de segurança, essas atualizações são publicadas mensalmente e enviadas a todos os computadores com o sistema operacional Windows original, o objetivo delas é corrigir falhas de segurança, bugs e melhorar o desempenho do sistema operacional. Quando essas atualizações do Windows deixam de ser lançadas os fabricantes de software param de atualizar os seus programas para aquela versão do Windows, isso inclui todo software ou programa instalado no computador, desde antivírus, módulos de segurança de bancos, Office, certificado digital a sistemas internos e programas gratuitos como leitores/impressoras PDF, Java etc.

Conforme site da própria Microsoft, o Windows 7 terá atualizações de segurança até 14/01/2020 e o Windows 8/8.1 até 10/01/2023. Portanto computadores com qualquer versão do Windows 7 ou 8/8.1 estarão atualizados no mínimo até 2020.

Mito 2. O Windows 10 vai custar caro

Isso é verdade e realmente o custo das licenças Windows nunca foi barato, porém uma pergunta deve ser feita: “É ou será necessário adquirir o Windows 10?”.

Um computador ou notebook é composto de hardware (peças) e software (sistema operacional e programas). As peças de um computador têm vida útil (funcionando livre de lentidão e defeitos) média de 05 anos, já prevendo pequenos upgrades para melhorar o desempenho durante neste período. Como confirmado no primeiro mito, o sistema operacional Windows 7 ficará atualizado até 2020 e o Windows 8 até 2023, os programas normalmente acompanham o sistema operacional, quando este é aposentado pela Microsoft os fabricantes param de lançar novas versões dos programas.

Se este equipamento com Windows 7 ou 8/8.1 chegar ao fim do período de suporte de atualizações, provavelmente ele estará defasado e devendo ser substituído por um novo, e como já foi visto, a licença Windows 10 obtida gratuitamente não pode ser aproveitada em outro equipamento.

Conclusão

Recomenda-se a atualização apenas para equipamentos novos com usuários que utilizam programas básicos no equipamento e que queiram conhecer o novo Windows, nos demais casos é indicado permanecer com o Windows atual. Há exceções para o que foi descrito neste texto e o usuário pode livremente optar pela atualização para o Windows 10, só fica o alerta: o prazo final para a atualização é 29/07/2016, até a próxima quinta-feira 28/07/2016 ainda é possível instalá-la com segurança e tempo hábil, basta entrar em contato conosco.

Referências

  1. Microsoft. Windows 7 – Ciclo de Vida do Suporte da Microsoft. Acessado em 23/07/2016.
  2. Microsoft. Windows 8 – Ciclo de Vida do Suporte da Microsoft. Acessado em 23/07/2016.
  3. De Souza, Elson. Windows 10: veja dez motivos para não perder upgrade gratuito de 1 ano. Acessado em 23/07/2016.
  4. Microsoft. Windows 10 – Especificações. Acessado em 24/07/2016.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.