Troca de informações entre escritórios de advocacia e bancos

Troca de informações entre escritórios de advocacia e bancos

Recentemente recebemos uma dúvida sobre um projeto de comunicação sobre processos entre um escritório de advocacia e o seu cliente, essa integração no caso será feita pela empresa Nexxera porém o escritório deverá alimentar e tratar o sistema com arquivos texto em layout pré-determinado. A seguir uma visão geral sobre o projeto.

Partes do sistema

Todo o sistema compreende as seguintes partes:

  • Arquivo: é um arquivo com extensão simples que irá conter em cada linha informações sobre os processos, esses arquivos não são legíveis num primeiro momento, por isso precisam ser tratados para poder visualizar as informações contidas neles.
  • Abertura do arquivo recebido: o escritório irá abrir/ler o arquivo enviado pelo Banco, é necessária uma planilha Excel ou um aplicativo próprio para a leitura do arquivo.
  • Edição/criação do arquivo: o escritório irá editar/criar o arquivo para envio ao Banco, também é necessária uma planilha Excel ou um aplicativo para isso.
  • Envio do arquivo: através de um aplicativo local ou serviço web (ambos chamados Skyline), esse serviço a Nexxera irá fornecer. O escritório deverá enviar os arquivos, a Nexxera irá avisar quando houver arquivos com erro.
  • Recebimento do arquivo: mesmo sistema do envio, porém aqui o sistema irá disponibilizar os arquivos que o Banco enviou, ainda não há um aviso sobre novos arquivos disponíveis, cabendo ao escritório verificar manualmente ou programar o aplicativo Skyline no servidor para verificar periodicamente (a cada 30 minutos por exemplo).

Procedimentos detalhados

É importante entender que a responsabilidade de gerar/criar o arquivo para envio será do escritório, o mesmo vale para a leitura dos arquivos de retorno, é de responsabilidade do escritório abrir e conseguir visualizar as informações enviadas no arquivo.

Infelizmente não há um sistema pronto para a criação e leitura desses arquivos, podendo os escritórios seguirem por dois caminhos:

  1. Via aplicativo Microsoft Excel, uma planilha programada para gerar os arquivos e outra planilha para a leitura dos arquivos.
  2. Através do desenvolvimento de um sistema/aplicativo que trabalhe com esses arquivos.

O método mais rápido e mais utilizado com certeza é via Excel por ser mais fácil o desenvolvimento, porém através de um sistema os procedimentos podem ser mais amigáveis e confiáveis para o usuário (advogado), evitando erros e tornando todo o processo mais fácil. O detalhe é que há um custo para criar um sistema/aplicativo para isso.

Sobre o envio (remessa) e recebimento (baixa) dos arquivos, pode ser através de uma aplicação online ou local na estação ou servidor (ambas chamadas sempre via aplicativo Skyline). Se o escritório optar via online haverá um portal/site, acessado mediante usuário e senha, para baixar e carregar os arquivos, via aplicativo no servidor, é possível programar o aplicativo para recebimento automático (a cada 30 minutos por exemplo), e o envio manual pelo advogado. É importante saber que por enquanto não há um sistema de notificação para novos arquivos disponíveis para o escritório, há um aviso somente para arquivos recusados devido a erros de formatação ou digitação na criação dos mesmos.

O que fazer

Caso o prazo estipulado para início do projeto seja curto, indicamos a criação da planilha, porém na sequência é interessante o desenvolvimento de um sistema, tendo em vista que possivelmente esse serviço será utilizado pelo escritório em um longo prazo.

A HF trabalha na criação da planilha ou no desenvolvimento do aplicativo, se o seu escritório tem interesse entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em discutir o seu projeto.

Atualizado em 21/11/2017 às 13:47.

Referências

  1. Implantação Nexxera – Grupo Nexxera. Acessado em 07/11/2017.