Três pilares básicos em TI para o varejo
Um dos nossos principais clientes hoje é o Supermercado Gasparin, exemplo de empresa com poucas estações mas muita tecnologia envolvida, inclusive em nosso site há uma página dedicada aos serviços que implantamos lá, vale a pena a leitura: Gestão e Suporte em TI para Supermercados.
Focando lojas de varejo, supermercados e distribuidores de produtos, na publicação de hoje vamos expor, com base em nossa experiência e expertise adquirida, três itens que consideramos fundamentais para a TI desses negócios, serviços e tecnologias que um mercado, supermercado ou grande loja não pode abrir mão.
#1 – Alta disponibilidade
Em uma negócio desse tipo a palavra de ordem é venda ou a entrega do produto no ponto final, esse processo depende de alguns componentes que devem funcionar 100%:
- checkouts (caixas);
- sistema TEF de pagamento via cartões e
- rede de dados lógica e física.
Se qualquer um desses itens oscilar ou parar de funcionar, a venda ficará comprometida causando aborrecimentos a clientes e as vezes comprometendo e colocando em risco a imagem da empresa.
Hoje, com servidores, rede cabeada estruturada e monitoramento de hardware/software nos caixas é possível ter uma estrutura sem downtime, basta projetar e colocar em prática.
#2 – Segurança
A segurança das transações e dados financeiros é algo crítico e deve ser levado a sério, por isso recomendamos:
- firewalls de borda protegendo contra invasões externas;
- VPN confiável para o funcionamento do TEF, que é onde passarão informações de cartões;
- controle e filtro no acesso à internet;
- disponibilizar acesso à internet a cliente via check-in em página social, de maneira controlada;
- acesso à rede lógica interna controlada;
- WiFi seguro e isolado da rede interna.
#3 – Suporte confiável
Por mais otimizada, afinada e preparada esteja o ambiente de TI, sabemos que problemas acontecem, sendo impossível erradicá-los, por isso o atendimento precisa ser rápido e certeiro (eficiente), algo essencial para qualquer loja ou supermercado.
Consideramos um atendimento rápido aquele em que o início do atendimento incia-se em até 30 minutos para problemas comuns e imediatamente para problemas graves, se houver necessidade de um técnico no local, o deslocamento deve ser rápido e chegar em até 01 hora. Um atendimento certeiro é aquele em que pelo menos 80% dos casos são resolvidos no primeiro atendimento. Isso tudo é eficiência.
Publicamos um artigo completo com tudo o que um negócio de varejo precisa em TI, confira em O que um negócio de varejo precisa em TI.
Somos especialistas em TI para varejo, sabemos o que precisa para a sua estrutura não parar. Entre em contato conosco e solicite uma visita agora mesmo.
Atualizado em 20/08/2018 às 17:22.