Tipos de backup: incremental, diferencial, completo e sintético

Tipos de backup: incremental, diferencial, completo e sintético

Cada backup é definido para determinada política de retenção com as seguintes características: tipo de backup, frequência de backup, janela de backup e hora de iniciar o plano. O maior desafio para qualquer administrador de TI é adequar a política de retenção desejada a uma determinada janela de backup seguindo as melhores práticas (por exemplo, recomenda-se executar um backup completo com uma certa frequência, por exemplo, semanalmente, garantindo a integridade dos dados).

Backup Completo

O backup completo é um ponto de partida para entender outros tipos de backup. Geralmente, ele faz uma cópia de todos os dados da partição ou disco rígido selecionado para o armazenamento de destino. Cada backup completo consiste em um backup completo anterior e novos dados que apareceram até o momento. O backup completo é uma base para cada outro tipo de backup.

Prós:

  • É fácil de configurar. Você simplesmente escolhe tudo, aperta um botão e tudo continua fazendo o backup.
  • É confiável. Não há nada mais confiável do que manter vários backups completos, que refletem diferentes estados do computador.

Contras:

  • É longo. A execução de backup completo é relativamente mais longa do que a execução de outros tipos de backup.
  • Consome muito espaço de armazenamento.

Backup Diferencial

O backup diferencial acontece depois de um backup completo ou outro diferencial. Cada execução diferencial gera um ponto de restauração e seu conteúdo consiste em alterações feitas desde o primeiro diferencial completo e todos os diferenciais subsequentes.

Prós:

  • Menos consumo de espaço no armazenamento (comparando com o backup completo).
  • Mais confiável, comparado ao backup incremental. Cada backup diferencial consiste em todas as alterações feitas após o backup completo.

Contras:

  • O consumo de armazenamento não é eficaz a longo prazo. Cada backup diferencial rola as alterações subsequentes após a inicial, o que causa dados duplicados em cada uma das seguintes execuções diferenciais.

Backup incremental

Assim como o backup diferencial, a opção de backup incremental é uma forma de carregar apenas os arquivos alterados e modificados para o armazenamento. A diferença entre os dois é que a opção incremental faz o backup apenas das alterações desde o último backup incremental.

Prós:

  • Menos espaço no armazenamento (comparando com backup completo e backup diferencial).
  • Mais rápido que o backup completo.

Contras:

  • Se algum backup incremental na cadeia for perdido, o backup inteiro será irrecuperável. Isso implica em executar backups completos periodicamente como medida de segurança.

Backup Completo Sintético

O backup completo sintético funciona como o incremental: apenas os arquivos alterados são copiados para o armazenamento. No entanto, após o backup, ele se mescla para obter um backup, em vez de um arquivo e alterações. Em outras palavras, as alterações são injetadas nos blocos de destino de backup.

Enquanto o backup completo ativo traz 100% dos dados de uma fonte, o backup completo sintético pode mudar isso criando um ponto inteiro reutilizando os dados existentes no armazenamento de backup (por exemplo, se não houver alterações nos dados de origem desde a última cópia).

Prós:

  • Backups mais rápidos (especialmente em redes com baixa largura de banda).
  • Menos utilização de largura de banda (importante em uplinks não livres).

Contras:

  • Nenhum.

Completo Sintético para Backups Baseados em Imagem

Com a nossa solução de backup é possível configurar a opção full synthetic para backups baseados em imagem, utilizando armazenamento Amazon S3. Isso diminui significativamente o uso de largura de banda e armazenamento.

Por fim, o gerenciamento de chunk da nuvem interna oferece desempenho mais rápido, o que garante um backup completo até 100 vezes mais rápido (depende do uplink, do número de revisões e das alterações geradas pelo sistema).

Qual a melhor escolha?

Cada tipo de backup tem um propósito:

  • Backup completo: não há preocupação com o espaço de armazenamento utilizado e precisa ter certeza de que o backup é recuperável.
  • Backups diferenciais ou incrementais: é necessário fazer backup apenas dos arquivos alterados.
  • Backup full synthetic: para backup de arquivos grandes (imagens, bancos de dados, etc.).

Somos especialistas em soluções de segurança de dados com custos acessíveis, principalmente em uso de servidores. Consulte hoje mesmo um de nossos especialistas.