Seus dados e negócios seguros com backup gerenciado (Parte 2)
Esta é a segunda parte que fala sobre backup gerenciado, a primeira parte você confere em Seus dados e negócios seguros com backup gerenciado (Parte 1).
Como funciona
O backup gerenciado não necessita investimentos em hardware ou licenças de software, é um serviço que será pago mensalmente, o requisito é apenas uma conexão de internet. Uma solução robusta e eficiente, como a que a HF aplica em seus clientes, é composta de três itens:
- Software: é o programa que irá monitorar, copiar, restaurar e identificar o que está sendo copiado, parece algo simples mas ele precisa ser confiável para evitar erros, a HF trabalha com uma solução desenvolvida em parceria com a CloudBerry Lab, empresa norte americana fundada em 2008 na Califórnia.
- Armazenamento: é o local onde serão salvos os dados, comumente um HD externo ou interno e um local externo em nuvem (clique aqui e entenda o conceito de Nuvem), a HF utiliza em seus clientes o Windows Azure, uma plataforma de computação na nuvem que roda em datacenters Microsoft.
- Gerenciamento: através de relatório e um painel de monitoramento o cliente é informado sobre o andamento dos planos de backup e a equipe de TI responsável acompanha o status das rotinas.
Análise e estruturação
Primeiro é feito uma análise do que é utilizado em TI dentro dos equipamentos do cliente, englobando servidores, estações, arquivos em geral e banco de dados de softwares/sistemas, se necessário deve haver contato com fornecedores de software afim de automatizar rotinas de backup. Na sequência configura-se um espaço em nuvem, gerenciado pelo fornecedor de TI, destinado às informações deste cliente. Documenta-se todos os parâmetros do serviço, como endereço de armazenamento, servidor responsável pelo armazenamento, cobertura, chave criptográfica, arquivos e pastas salvos e a programação das tarefas de backup. Por último, no equipamento interno que irá hospedar o serviço de backup é instalado o software responsável pelo backup.
Primeiro backup
Configurado o equipamento hospedeiro, espaço em nuvem e espaço físico para backup, inicia-se a primeira rotina de backup, normalmente utilizando armazenamento físico e terminando em poucos minutos. Eventuais erros são corrigidos e então inicia-se a rotina de backup em nuvem, com duração de 05 a 30 dias pois copia-se integralmente as informações do cliente. As próximas rotinas em nuvem durarão de 05 minutos a 04 horas dependendo do link de internet e do volume de informações do cliente. Rotinas de backup físico sempre duram poucos minutos.
Monitoramento
Como vimos na etapa anterior, a rotina de backup físico já funciona 100% e a rotina em nuvem está rodando pela primeira vez, aqui inicia-se o monitoramento diário do número de arquivos copiados, tempo demandado, espaço ocupado, erros ocorridos e quando necessário auxílio na recuperação de informações. Relatórios diários são enviados aos clientes para que os mesmos também acompanhem o as rotinas de backup. Eventuais ajustes como adição de novos arquivos ao backup são planejados e executados.
Recuperação
Em caso de perda de informações, arquivos apagados ou modificados acidentalmente, retorno histórico de arquivos ou catástrofes, a equipe de TI entra em ação para recuperar e manter a continuidade do negócio do cliente. O tempo para atendimento e recuperação irá variar de acordo com o cobertura acordada (SLA) e com o tamanho da base de informações a ser recuperada.
A seguir a última parte sobre esse assunto, Seus dados e negócios seguros com backup gerenciado (Parte 3).
Atualizado em 19/08/2016 às 17:29.