Qual o tipo do seu site?
A HF fez ontem 15 anos de história, poderíamos falar sobre essa trajetória, contando tudo que já fizemos, as mudanças que passamos e as tecnologias que aprendemos, mas isso tudo seria um pouco massante. Ao invés disso, vamos dedicar o post de hoje a um assunto cada vez mais recorrente com os nossos clientes: seus websites.
Costumamos classificar os sites comerciais (aqui entenda-se comercial como um site que cujo objetivo é fazer receita ou atrair público) em três tipos:
- Site cartão de visita;
- Site vendedor;
- Site fidelizador.
Em qual tipo o site da sua empresa se enquadra?
Site cartão de visita
Aquele site com 03 sessões básicas: Quem Somos, Nossos Serviços (ou Produtos) e Contato, é o que classificamos como site do tipo cartão de visita. Ele nada mais é que uma versão web do velho conhecido pedaço de papel deixado em reuniões comerciais, feiras de negócios e outros encontros.
Nada contra o velho cartão de visita, nós mesmos aqui na HF ainda o utilizamos, mas somente ele ou um site desse tipo não ajudam a transformar um prospect em lead e na sequência em cliente. Não adianta escrever um texto bonito, rechear de imagens, contar a história da empresa, explicar detalhes de como atua e até colocar depoimentos de clientes, tudo isso é facilmente criado por alguém com um bom conhecimento em português, marketing e design.
Com a internet as pessoas pesquisam muito mais antes de fechar um negócio ou compra, com alguns cliques é possível ler depoimentos reais de pessoas nas redes sociais por exemplo, por isso recomendamos aos nossos clientes irem além com os seus sites.
Site vendedor
Um site desse tipo vem o conteúdo do primeiro, porém ele é uma parte pequena em relação ao restante. Uma loja virtual que vende produtos com várias categorias de um determinado nicho pode facilmente ser classificado como um site vendedor.
O único objetivo de um site assim é vender produtos ou serviços, ele será um sucesso se tiver preços imbatíveis ou itens exclusivos que ninguém mais pode oferecer. Se não tiver algum desses diferenciais, será apenas mais um num mar de opções.
Site fidelizador
O terceiro e último tipo em nossa classificação é aquele que vai além em contar sobre o negócio, nele a venda final é secundária, importante também, mas não o objetivo final. Aqui, capacitar, ensinar e ajudar o visitante a resolver o seu problema é a razão do site, seja através de um blog com conteúdos próprios e relevantes, um canal no YouTube com vídeos direto ao ponto, webinars e manuais para download ou até cursos rápidos gratuitos ou muito baratos.
A pessoa ou empresa responsável pelo site, acredita tanto no seu produto ou serviço e detém conhecimento suficiente sobre o que faz que escolhe compartilhar experiências e ensinamentos livremente com o público sem a obrigação da compra do que oferece. É fácil entender que nesse tipo de site o objetivo é conquistar a confiança do cliente, ao invés de convencê-lo a qualquer custo sobre a compra. Um site desse tipo é mais complexo de se manter, exige dedicação e tempo, mas o retorno é muito mais sólido e só tende a aumentar com o tempo.
Prometemos em breve novidades nessa área, por enquanto podemos adiantar que temos 03 projetos de gestão e suporte a sites muito distintos em andamento: 01 e-commerce, 01 do terceiro setor e 01 de uma empresa de tecnologia, todos de áreas diferentes mas com um só objetivo: ajudar nossos clientes a surfar (e não boiar) na internet e arrebatar clientes para os seus negócios.