O que é VSS?
Já ouviu falar em VSS? Mais precisamente Volume Shadow Copy Service, ou Serviço de Cópias de Sombra de Volume em uma tradução livre.
Explicando a tecnologia
Trata-se de uma tecnologia Microsoft que funciona como uma interface de sistema (ou uma estrutura) que permite que ferramentas de terceiros executem backup e restauração centralizados. Sua principal característica é a capacidade de realizar um backup enquanto os aplicativos que estão sendo armazenados em backup continuam a gravar e ler os dados.
O VSS consiste em três componentes:
- VSS Requestor (solicitador): normalmente a ferramenta de backup que pede para criar uma cópia de sombra.
- VSS Provider (provedor): uma interface do sistema usada para criar a cópia de sombra.
- VSS Writer (gravador): serviço especial para um aplicativo compatível com VSS que garante que os dados para backup estejam prontos para a criação de cópias de sombra.
Quando o aplicativo compatível com VSS solicita que o provedor crie uma cópia de sombra, o provedor instrui um gravador a preparar os dados para o instantâneo (imagem do arquivo a ser copiado). Em seguida, o provedor inicia a criação de um instantâneo de cópia de sombra, que então redireciona as solicitações de gravação do sistema para um objeto especial – os dados reais ficam “somente leitura” e estão disponíveis para cópia (backup) normalmente.
Após a conclusão da tarefa de backup do VSS, a captura instantânea é confirmada no sistema de arquivos. Então o sistema de arquivos inclui todas as operações feitas enquanto o backup estava em execução.
Se você estiver familiarizado com a captura instantânea de máquinas virtuais, poderá imaginar o processo de captura instantânea do VSS como um processo de criação de instantâneos em servidores VMware ou Hyper-V. O conceito é o mesmo.
A estrutura do Serviço de Cópias de Sombra de Volume é a mesma nos sistemas operacionais de servidor e desktop, mas o servidor Windows pode ter mais provedores para aplicativos de terceiros (SQL, ISA, Exchange, etc).
Benefícios
Aqui, o rápido conjunto de vantagens que se obtém ao executar um backup com o recurso de VSS ativo:
- O backup é executado com mais rapidez, pois não há necessidade de pausar os aplicativos do sistema ou duplicar os dados que precisam de backup.
- O processo de instantâneos possibilita a criação de backups de dados instantâneos e a restauração orientada pelo usuário.
- Pode-se fazer backup ou até mesmo copiar arquivos e bancos de dados de sistemas sem que os usuários paralisem o seu trabalho.
- O mecanismo de snapshot permite gerar pequenas cópias instantâneas.
A ferramenta que utilizamos para backup de dados e sistemas possui, dentro outros recursos, suporte a VSS. Para maiores informações faça contato conosco.
Referências
- Volume Shadow Copy Service – Microsoft Docs. Acessado em 10/07/2018.