Modem 3G/4G ou roteamento pelo smartphone?
Em um local sem acesso à internet via cabo ou WiFi, a única solução para conectar um laptop é através das redes 3G ou 4G das operadores de celular, porém poucos equipamentos vem com a conexão para um chip móvel, sendo a única solução a utilização de modens 3G ou smartphones em modo roteador conectados ao laptop.
Ainda a venda pelas operadoras de telefonia móvel, o modem 3G (ou 4G) já foi muito utilizado por profissionais que trabalham fora da empresa, como vendedores e consultores, porém com celulares cada vez mais modernos e a preços acessíveis, muitos passaram a utilizar o próprio celular como modem de internet conectando-o direto ao notebook. Será que esses smartphones funcionando em modo roteador (tethering) tem o mesmo desempenho dos modens muito utilizados anos atrás? É isso que vamos discutir nessa publicação.
Discussão
Na mesma operadora e no mesmo padrão (3G ou 4G) não deve haver diferença no desempenho entre um modem e um celular, o sinal de celular é o mesmo para ambos os equipamentos. Porém é importante checar o pacote de dados contratado pelo celular, quando o limite é atingido a velocidade da internet é reduzida, além disso em um celular o link de internet pode ser dividido por outros aplicativos presentes no smartphone.
O modem pode ser uma opção válida quando deseja-se não compartilhar do plano de dados do celular, porém em smartphones mais modernos quando configurados em modo roteador a velocidade é a mesma dos modens oferecidos pelas operadoras tornando mais prática a conexão de notebooks na internet. É claro que há consumo de internet e bateria do celular (o que é resolvido contratando um plano com mais internet para o celular), porém é mais prático pois não precisa comprar e sempre carregar um modem 3G/4G e nem contratar um plano somente para o modem.
Conclusão
Em testes executados há alguns anos com modem e celular, os resultados foram muito parecidos segundo o site UOL Tecnologia, em análise publicada por João Brunelli Moreno (verificar referência ao final do post) a conclusão foi “…vale a pena se você quiser carregar uma bugiganga a menos ou se você já tiver um celular 3G e não quiser investir no modem.”
Concluímos que não há diferença na velocidade, desempenho ou funcionamento entre um modem 3G/4G e um smartphone funcionando em modo tethering.
Referências
- Crutchlow-Porter, Jemma. Has smartphone tethering killed the USB modem? Acessado em 13/12/2016.
- Brunelli Moreno, João. Vale a pena usar o celular como modem 3G no computador? Acessado em 12/12/2016.