Golpe do boleto do domínio continua

Golpe do boleto do domínio continua

Carta fraudulenta do br.registro

Em julho de 2016 noticiamos uma prática criminosa antiga e recorrente, o Golpe do boleto de registro de domínio. Pois bem, passados quase 02 anos o golpe continua mas aparentemente com um nome de empresa diferente. Utilizando o nome “br.registro” eles tentam confundir a vítima já que no Brasil o órgão responsável pelo registro de domínios chama-se Registro.br.

A armadilha

O golpe é identificado logo de cara, a carta é apenas uma oferta de hospedagem e inclusive com pagamento optativo (mencionado no texto em pequenas letras), não tem nada relacionado a registro de domínio. Essa carta foi recebida no começo deste mês por nós e alguns de nossos clientes, parece que houve um envio em massa.

Se analisarmos o conteúdo da correspondência vemos que o objetivo claramente é enganar o destinatário, no texto a oferta é de hospedagem (o que é válido e não um golpe), porém características como nome da empresa que remete ao registro de domínio, valor relativamente baixo e o vencimento próximo (embutindo urgência e importância à carta) confirmam a natureza de golpe.

Para ter certeza que o seu domínio está OK basta ir direto à única entidade responsável por registrar domínios no Brasil, o Registro.br. Se quiser consultar a validade do seu domínio clique aqui. Lembrando que o Registro.br não enviam correspondências ou entram em contato via telefone, o meio de contato é sempre via e-mail

O boleto que recebemos é igual a imagem abaixo, recebemos junto à correspondência que colocamos no início desse post:

Boleto fraudulento do br.registro

Atenção

Fica o aviso, ao receber boletos, notas ou qualquer tipo de cobrança de serviços de tecnologia, fale sempre com o seu consultor, suporte ou área de TI, é obrigação deles ajudarem a identificar a autenticidade desses valores e inclusive indicar se vale a pena o pagamento por tal serviço.

Somos especialistas em terceirização gerenciada de TI, gerimos todas as áreas da TI incluindo suporte. Aos nossos clientes, pedimos que entrem em contato conosco assim que receberem algo semelhante, teremos prazer em ajudar.

Atualizado em 16/02/2018 às 15:11.