Função SIGA-ME para filiais ou escritórios remotos

Função SIGA-ME para filiais ou escritórios remotos

Esse post surgiu de uma dúvida em um dos nossos clientes escritórios de advocacia, eles desejavam encaminhar chamadas telefônicas do escritório remoto para a matriz em Curitiba, abaixo o que conversamos e explicamos para o cliente sobre esse recurso, algo muito simples de ser ativado.

Todo o processo de configuração e ativação é feito na(s) linha(s) do escritório remoto (ou filial), nada precisa ser feito no escritório central (ou matriz), há basicamente duas maneiras de fazer isso.

#1 – Função SIGA-ME

A maneira mais fácil é através do recurso SIGA-ME da operadora das linhas da filial, basta ligar para a operadora, contratar o pacote de serviços com o recurso, ativá-lo na linha e anotar os passos para ativar/desativar. Após habilitar na operadora, ele é ativado/desativado pelo próprio proprietário quando o mesmo achar necessário, basta utilizar um aparelho telefônico, ligar para a operadora e digitar a sequência de códigos, ativada a função as chamadas serão automaticamente encaminhadas para o telefone desejado (matriz), sem ao menos chamar/tocar no escritório filial, é tudo automático e transparente executado pela própria operadora.

Se quiser desativar o SIGA-ME e passar a atender as ligações na filial, basta desativar o recurso pelo próprio aparelho telefônico, realmente é muito fácil. Na operadora o recurso é contratado normalmente apenas para a linha principal divulgada, geralmente esse serviço não tem custo ou é um valor muito pequeno por mês. Praticamente todas as operadoras de telefonia fixa e móvel oferecem o recurso.

#2 – Central telefônica

Via central telefônica, instalando uma central na filial e programando-a para fazer o encaminhamento para a matriz, com uma central é possível programar horários ou número de toques antes de transferir a ligação, automatizar o recurso, ou utilizar manualmente. Com uma central, a chamada para a filial entrará por uma linha e será encaminhada por uma segunda linha para a matriz, por isso exige-se no mínimo duas linhas na filial.

Se houver mais de uma linha na central telefônica, deve-se programar o recurso em todas as linhas. Não precisa fazer contato com a operadora telefônica para usar o recurso, porém requer investimento em central telefônica e instalação da mesma.

Conclusão

Via central telefônica é o método mais caro, complexo e demorado, mesmo que já exista uma central na filial, recomendamos fazer via SIGA-ME (opção 01), abaixo dois links das operadoras Oi e Vivo sobre o recurso:

É importante saber que em ambos os casos o custo da ligação de encaminhamento será tarifado como DDD e será de responsabilidade do proprietário da linha na filial.

Acreditamos que tecnologia deve facilitar a vida de pessoas e empresas, se a sua TI está complicada ou gerando dor de cabeça, entre em contato conosco, veja o que podemos fazer por você.

Referências

  1. Como programar o Siga-me (operadoras no Brasil) – MaisEficiente. Acessado em 26/09/2017.
  2. DUO-to-DUO – netTALK. Acessado em 26/09/2017.