Entenda o que é a Deep Web (Parte 1)
Dividimos essa publicação em duas partes, a primeira parte você confere abaixo.
Se você acha a internet imensa, infinita, um mundo sem fronteiras, saiba que há muito mais além daquilo que o Google mostra para nós. Para deixarmos mais compreensível esse assunto, vamos dividir o conteúdo da internet em 05 camadas:
- Primeira camada: internet comum, pode ser acessada via navegadores comuns (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.) e o seu conteúdo é indexado por mecanismos de busca padrão como Google, Bing e Yahoo!.
- Segunda camada: internet comum também e pode ser acessada por qualquer pessoa, porém não é indexada pelos mecanismos de busca, páginas de universidades e endereços FTP são exemplos desse conteúdo.
- Terceira camada: internet restrita, necessita alteração de proxy (configuração para conexão de internet) para ser acessada.
- Quarta camada: internet mais restrita, necessita navegadores especiais para acesso (por exemplo Tor).
- Quinta camada: internet “secreta”, não há documentação formalizando a existência dessa camada porém cada vez mais surgem notícias sobre essa camada, para acessá-la é necessário alteração no hardware do computador.
Podemos dizer que a partir da camada 3 já estamos na Deep Web (também conhecida por Deepnet, Web Oculta, Undernet ou Web Invisível), estima-se que ela compreenda em torno de 95% de todo o conteúdo da internet, a teoria mais aceita para o seu surgimento é durante a Segunda Guerra Mundial quando os japoneses, com o objetivo de manter contato com membros do Eixo (Alemanha e Itália) sem que os Aliados soubessem dos planos, utilizaram uma rede com criptografia básica para o envio de dados, após décadas surgiram redes para organizar e facilitar o acesso ao conteúdo que estava muito grande.
Mídia
“A existência de uma parte da internet operando fora do controle dos gigantes da tecnologia e das autoridades voltou a ser notícia após a polícia de Munique, na Alemanha, revelar que o homem que matou nove pessoas em um shopping da cidade poucos dias atrás comprou uma arma no submundo conhecido como a deep web – a internet secreta.” BBC Brasil
“A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (11), quinze pessoas por suposto envolvimento no armazenamento, produção e divulgação de pornografia infantil na internet. (…) Segundo a Polícia Federal, o número de envolvidos pode aumentar, uma vez que as investigações continuam também na Deep Web, que reúne um conjunto de conteúdos na internet, os quais não são acessíveis por sites de busca. Longe da vigilância pública, esse espaço pode se transformar em palco de atividades ilegais.” Bem Paraná
A Deep Web é amplamente noticiada e conhecida por assuntos de criminalidade e violência, e isso se deve principalmente ao suposto anonimato e dificuldade em rastreamento, é preciso sempre tomar cuidado, porém há muito mais do que isso e falaremos sobre isso na segunda parte. Clique aqui e confira a última parte sobre Deep Web.
Atualizado em 14/06/2017 às 13:52.