Diferenças entre WiFi 2,4GHz e 5GHz
Nos últimos anos chegaram ao mercado pontos de acesso (access points) e roteadores WiFi dual band, capazes de operar em 2,4GHz e 5GHz, é comum nossos clientes acharem que a segunda opção é melhor simplesmente por ter uma frequência maior, vamos explicar que nem sempre isso é verdade e a melhor opção depende de cada situação.
“A consolidação da frequência 5GHz é uma tendência para os próximos anos.” Fábio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK no Brasil
Entendendo os números
Primeiro precisamos entender que as frequências 2,4GHz e 5GHz foram escolhidas pelo IEEE (em tradução livre Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, órgão internacional que padroniza os protocolos para transmissão de dados) como padrões para conectividade WiFi. Além disso são bandas não controladas por órgãos reguladores (ANATEL no Brasil), ou seja, qualquer dispositivo pode adotar essa frequência para comunicação sem precisar registro e emissão de licença para funcionamento.
Apesar de ambas as faixas de frequência estarem liberadas para o uso, a de 2,4GHz foi o padrão utilizado desde o início do lançamento da tecnologia (início da década de 90), isso fez com que todos os produtos fabricados com a tecnologia, desde roteadores e access points, a notebooks, tablets, smartphones, telefones sem fio, teclados e mouses wireless etc., adotassem essa frequência como padrão de fábrica. Isso gerou um ecossistema WiFi em torno da frequência 2,4GHz.
Por último, as aulas de física nos mostram que quanto maior a frequência de uma onda, menor é a distância alcançada por essa mesma onda, esse fator somado a maior capacidade de transmissão de dados da frequência 5GHz, será crucial na escolha da melhor banda.
Quais são as diferenças?
Na imagem acima é possível entender de forma simples a diferença entre as duas bandas, uma frequência 2,4GHz tem uma velocidade (banda) menor e é mais suscetível a interferências e instabilidades no sinal, porém ela tem um alcance muito maior que a frequência 5GHz.
Em termos práticos, se o WiFi será utilizado basicamente para transmissão de vídeos, músicas e jogos em um ambiente pequeno e sem paredes, a frequência 5GHz é a melhor opção. Agora, se o espaço é amplo ou possui vários obstáculos físicos como paredes e pisos, a melhor escolha é a frequência menor.
Há projetos em que utilizamos as duas frequências, por exemplo em um supermercado com cobertura WiFi onde balanças, coletores de preço, smartphones e tablets comunicam-se com a rede interna atualizando preços, produtos e acessando o sistema no servidor, em um escopo desse podemos aplicar pontos de acesso comunicando-se entre si via WiFi 5GHz (mais estável) e emitindo redes na frequência 2,4GHz (maior alcance e padrão dos dispositivos) para comunicação com os equipamentos clientes.
Conclusão
Lembrando que para a comunicação funcionar na frequência 5GHz, ambos os equipamentos (roteador WiFi ou access point e clientes) precisam ser compatíveis com essa faixa, não adianta ter um roteador gerando uma rede sem fio 5GHz se o adaptador WiFi do seu notebook não reconhece o padrão. Por isso equipamentos dual band, que operam nas duas frequências, são ótimas opções.
Equipamentos que funcionam nas duas bandas não são mais novidade no mercado, porém o seu custo é elevado em relação aos que operam apenas em 2,4GHz, a tendência é esse valor diminuir até desaparecerem equipamentos não dual band, enquanto isso pense bem em seu projeto para escolher a melhor opção.
Referências
- Quais as vantagens do Wireless 5 GHz? – Canaltech. Acessado em 01/04/2017.
- Karasinski, Vinicius. TecMundo Explica: WiFi – qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz [vídeo]. Acessado em 01/04/2017.
- Brown, Michael. Revealed! The best and worst 802.11ac Wi-Fi routers of 2013. Acessado em 01/04/2017.