Como recuperar arquivos perdidos
Pode ser desesperador quando perde-se um arquivo importante, ou todos os documentos, fotos e vídeos de anos guardados. A perda de dados pode ocorrer por várias razões, um usuário pode acidentalmente excluir os dados que ele precisa, parte do computador ou todo o sistema operacional pode corromper ou ainda, o PC pode ser infectado por um vírus como o ransomware.
No artigo de hoje vamos explorar 04 práticas recomendadas para evitar desastres ou perdas dolorosas.
#1 – Começando pelo óbvio: a lixeira do sistema operacional
Pode parecer óbvio, mas às vezes pode ajudar. Se um usuário exclui um arquivo, ele não é excluído de uma vez, primeiro, ele vai para a lixeira. Então, como primeira etapa recomenda-se procurar esse arquivo lá, e se tiver sorte, simplesmente restaurá-lo.
Mas vale o aviso, nunca confiar nesse método, pois usuários e administradores podem limpar a bagunça na lixeira de vez em quando, não havendo garantia que o arquivo ficará lá para sempre.
#2 – Recuperar arquivos corrompidos
Às vezes, os arquivos podem estar corrompidos devido a diferentes erros que o Windows não consegue identificar e corrigir. Por exemplo, pode acontecer se a falha de energia ocorrer enquanto o arquivo está sendo criado, ao abrir esse arquivo novamente, ele relata algum tipo de erro. Além disso, o arquivo pode simplesmente desaparecer do diretório, embora o usuário nunca o tenha excluído.
Indica-se conectar o HD em outro computador e tentar extrair os dado (copiar e colar), se isso não for possível vale tentar softwares especializados em recuperação de dados como os da Runtime Software, utilizados aqui na HF.
É importante lembrar de nunca instalar o software no disco que contêm os dados corrompidos, isso pode causar a exclusão permanente de arquivos eliminando qualquer chance de recuperação. Além disso, esse programa não é uma solução 100% garantida, podendo não identificar todos os erros.
#3 – Recuperar arquivos de um disco rígido danificado
O fim da linha para um disco rígido (HD) é algo que qualquer administrador, técnico ou analista de suporte teme. Um computador não carregar o sistema operacional ou começar a travar ao abrir programas, são razões para esse medo, simplesmente pois a falha de um disco rígido pode significar perder todos os dados armazenados lá.
Se o disco rígido estiver quebrado, às vezes, colocar um congelador pode ajudar, mas com certeza esses métodos populares não garantem a solução do problema. Aqui, recomenda-se uma empresa de recuperação de dados, utilizando um laboratório controlado e especializado, os dados serão extraídos do HD e salvos numa mídia externa, mas vale o aviso: o custo é alto e facilmente ultrapassa 5 mil reais.
Apesar de ser algo inesperado e imprevisível, com algumas práticas pode-se diminuir a chance de ser pego desprevenido com um HD danificado, veja nossas publicações Desempenho e vida útil de um HD e Cuidado com o HD do servidor.
# 4 – Backup de arquivos para a nuvem de antemão
No entanto, existe uma maneira muito mais eficiente, menos dolorosa e 100% garantida: a recuperação dos dados através de um backup. Se a solução de backup estiver bem parametrizada, sempre será possível recuperar arquivos ou pastas rapidamente a qualquer momento.
A HF oferece uma solução totalmente gerenciada por nós para segurança de dados, servidores e sistemas, veja algumas publicações que falam sobre ela:
- Melhores práticas em segurança de dados: O que salvar no backup?
- Comparativo Backup HF Tecnologia e Microsoft Azure Backup
Mais informações, sinta-se à vontade em nos contactar.