Clonagem de Disco ou Backup de Imagem

Clonagem de Disco ou Backup de Imagem

Um plano de backup que trata apenas arquivos e pastas é muito eficiente na proteção de dados críticos, no entanto, se um HD falhar ou o Windows corromper sem possibilidade de correção, haverá um bom trabalho para reinstalar e reconfigurar tudo, tratando-se ainda de servidor os danos podem ser graves e o downtime de horas, é aí que vem a clonagem e o backup de imagens.

Alguns assumem que os dois termos significam a mesma coisa, mas isso é fundamentalmente errado. Embora ambos ofereçam uma cópia completa dos dados e sistema operacional, é importante compreender o que cada técnica compreende para então escolher a solução correta.

Definições

Quando se clona uma unidade, simplesmente copia-se tudo (incluindo registros de inicialização, arquivos, configurações e temas) para outra unidade, obtendo uma unidade idêntica. Com essa técnica não há processo intermediário, apenas conectam-se as unidades copiando o conteúdo da unidade de origem para a unidade de destino, essa unidade criada pode ser usada imediatamente como uma unidade primária ou mantida como uma réplica.

Imagem de disco ou backup de imagem, por outro lado, é a criação de uma cópia que pode ser restaurada mais tarde. Isso envolve a criação de um arquivo comprimido (geralmente ISO) e normalmente compactado e criptografada.. Ao contrário da clonagem, a imagem não é direta e envolve o uso de um processo intermediário. Quando necessário, a imagem pode então ser aberta e instalada ou restaurada na unidade, a restauração normalmente é feita pelo mesmo software de backup de imagem que o criou.

Diferenças

Embora a clonagem e o backup de imagens realizem tarefas quase semelhantes, já vimos que essas duas técnicas são bastante diferentes. Além disso, eles são aplicadas em diferentes situações, a seguir os pontos principais que distinguem esses dois processos.

O software de clonagem faz a cópia de todo o conteúdo (arquivos e pastas) e estrutura lógica (blocos, sistema de arquivos etc.), nada além disso.

Já o backup de imagem é um backup, e por isso oferece recursos interessantes:

  • Compactação e criptografia do backup.
  • Armazenamento em nuvem e local.
  • Permite backups incrementais, diferenciais e sintéticos.
  • É possível restaurar diretamente em uma máquina virtual ou na nuvem.

Aplicações

O uso da clonagem é óbvio: replicação da unidade original para fins de manutenção. Se o HD está ficando velho e é hora de substituí-lo, ou o HD está com falha, é interessante clonar o HD antigo e evitar formação e reconfigurações.

Com a clonagem, a réplica criada pode ser usada para inicializar a partir do mesmo sistema, com o estado em que o computador estava no momento em que a clonagem foi realizada.

O backup de imagem irá ajudar quando:

  • A máquina fornecida ou a unidade não estão funcionando.
  • O computador ou servidor foram substituídos.
  • A unidade original foi comprometida por um vírus e é necessário obter os dados de volta rapidamente, pode-se simplesmente excluir totalmente a unidade e executar o último backup de imagem.

Vantagens e desvantagens

Clonagem de disco

Prós

  • O disco clonado pode ser usado imediatamente reduzindo significativamente o tempo de inatividade.

Contras

  • A unidade original precisa estar operacional, não pode estar com o sistema corrompido.
  • Dependendo do defeito no disco original, pode ser impossível a clonagem.
  • Não há clonagem diferencial ou incremental.
  • Apenas um clone pode ser armazenado ao mesmo tempo em uma unidade.
  • É preciso outro HD de destino para clonar o original.
Backup de imagem

Prós

  • Gerenciamento fácil, pois apenas um arquivo contém o backup completo.
  • Se o disco (ou nuvem) for grande o suficiente, vários backups podem ser salvos.
  • O arquivo de backup pode ser compactado ocupando menos espaço.
  • É possível fornecer imagens pela rede para um ou vários sistemas simultaneamente.

Contras

  • Para realizar o processo de restauração, o software de backup é necessário.

Conclusão

A clonagem é bastante útil e rápida para executar uma manutenção programada, já o backup de imagem é um recurso mais complexo que permite a proteção contra quaisquer problemas inesperados, tudo depende da aplicação. É mais difícil se acostumar com um software de imagem e realmente exige um bom planejamento, mas no mundo moderno é preciso planejamento e preparação, e é assim que a HF encara a TI.

O nosso sistema de backup oferece o backup de imagens. Dúvidas, entre em contato conosco através de comentários abaixo, e-mail ou telefone.

Referências

  1. How to Backup and Restore WordPress – Step by Step – WPAPPLIED.COM. Acessado em 23/10/2017.