Softwares open source também precisam de suporte

Softwares open source também precisam de suporte

Softwares open source são programas com código aberto que qualquer pessoa pode melhorar, inspecionar, modificar e distribuir, distribuições Linux são as mais famosas.

Com tantos especialistas em TI trabalhando no código, os erros geralmente são resolvidos rapidamente, além disso o usuário não depende de um fornecedor que pode abandonar o produto e deixá-lo a ver navios.

No entanto, softwares assim tem muitos problemas também, e é nesse ponto que podemos ajudar nossos clientes, a seguir como atuamos em clientes que utilizem algum software de código aberto:

#1 – Instalação de Sistemas Operacionais

Hoje, os sistemas operacionais baseados em Linux de código aberto são muito mais fáceis de usar do que há dez anos, já que a maioria das distribuições Linux agora vem com uma interface gráfica.

No entanto, ainda existem muitos aspectos do Linux que os usuários podem não entender, como bootloader e particionamento de disco. O software orientado para Linux geralmente tem todos os recursos necessários pré-configurados, mas nem sempre é esse o caso.

Sem um profissional de TI experiente, os usuários podem ter muitas perguntas não respondidas e problemas não resolvidos, o que diminui a produtividade, aqui atuamos como uma ótima fonte de ajuda com configurações do Linux, nunca esquecendo também das atualizações de segurança do sistema.

#2 – Instalação e atualização de aplicativos

Esse é outro problema com o software de código aberto que pode prejudicar seriamente a produtividade dos funcionários de qualquer empresa. Isso é especialmente verdadeiro para quem trabalha com sistemas operacionais baseados em Linux ou Windows.

Além disso, esses aplicativos também costumam ter pacotes de instalação específicos para diferentes distribuições do sistema operacional utilizado. A complexidade aumenta à medida que se encontram dependências para instalar separadamente do software principal, para ajudar, alguns aplicativos vem sem pacote de instalação devendo ser compilados manualmente (uma tarefa quase impossível de concluir para um leigo).

Outra preocupação é a atualização de software. Embora a maioria das distribuições Linux suporte atualizações automáticas por padrão, alguns softwares não incluídos no pacote podem precisar ser atualizados manualmente.

Usuários definitivamente precisam de ajuda para concluir essas tarefas, e para isso é que estamos aqui.

#3 – Segurança

A segurança é um dos maiores problemas do software de código aberto que os usuários finais podem encontrar. Infelizmente, o software de código aberto nem sempre garante 100% de segurança. Como o código-fonte está aberto, um invasor pode encontrar uma vulnerabilidade e explorá-la, lembrando que se ocorrer alguma violação, não há fornecedor para ajudar os usuários.

Por outro lado, esta questão não é tão complexa quanto parece à primeira vista. Embora qualquer um possa criar uma interrupção (ou uma vulnerabilidade vulnerável), outra pessoa pode identificar o problema e consertá-lo.

É importante que a empresa responsável pela TI tenha experiência em trabalhar com software de código aberto, é possível verificar o software antes de instalá-lo e, assim, proteger o cliente de problemas específicos.

Conclusão

Embora o software de código aberto possa causar muitos problemas para os usuários finais, sua popularidade continua a crescer. É por isso que o suporte de TI deve trabalhar para se manter atualizado quanto a esses programas. Uma empresa experiente poderá ajudar os clientes com qualquer problema encontrado.